Artes plásticas para crianças e adolescentes
Projeto inclui aulas de pintura, escultura e desenho além de ensinar como se fabricam telas
Por Marcelo Rios
As artes plásticas ligam as pessoas umas as outras, permitindo o conhecimento de diferentes manifestações artísticas e dessa maneira incentivando a divulgação da cultura, que é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Em Laranjeiras existem escolas, ateliês e centros comunitários ensinando e divulgando as mais diferentes técnicas, descobrindo talentos e incentivando artistas a desenvolverem suas potencia-lidades.
As opções abrangem desde cursos pagos até oficinas para crianças e adolescentes, sem qualquer ônus aos seus participantes. A Folha da Laranjeira foi conhecer como funciona uma escolinha de arte gratuita, que atende crianças e adolescentes carentes, na Comunidade Tavares Bastos.
O professor Cláudio Gonçalves Pinheiro, o Cacau GP, dá aulas em que são ensinadas técnicas de pintura, escultura e desenho.
– Trabalhamos desenvolvendo as habilidades dos alunos, permitindo sua ressocialização por meio das atividades que acontecem na sede da Escola Comunitária da comunidade - diz Cláudio.
Cacau, integrante do Projeto Rio Esporte, da Prefeitura do Rio, enfatiza que todo o material utilizado não tem custo nenhum para os alunos.
Na avaliação de Cacau, as atividades (que atendem apenas moradores da comunidade Tavares Bastos) vêm atingindo seus objetivos.
- Os alunos aprovam e sempre comparecem às aulas - comentou com satisfação o professor, que foi nascido e cresceu na própria comunidade.
Para permitir uma participação dos alunos no ensino de diferentes técnicas, o professor desenvolve suas aulas alternando o ensino de técnicas com momentos de recreação.
- Dessa maneira, os alunos ficam bastante animados a prosseguirem as aulas - finaliza o Professor Cacau.
Foto de Marcelo Rios: Cacau ensina técnicas de pintura