FL - Quais cargos ocupou durante sua vida política?
Herculano - Fui deputado estadual de 82 a 86, durante o governo Brizola, tendo como base eleitoral, diversos bairros da antiga Guanabara.
FL - Que tipo de relacionamento mantinha com o governador Carlos Lacerda?
Herculano - Eu tenho orgulho de ter sido amigo do Lacerda. Ele era um político muito inteligente. Acredito que, se ele estivesse ainda vivo, e estivesse responsável pelas investigações sobre o Mensalão, essa questã já havia se encerrado.
FL- Como aconteceu a fundação do Partido da Frente Liberal no Rio de Janeiro?
Herculano - A pedido do Aureliano Chaves, que articulou a fundação no estado juntamente com o Marco Maciel, que viria a ser vice – presidente da República, fundei em 1985, o PFL no Rio, e acabei sendo um dos responsáveis.
FL - Como definiria o atual momento político?
Herculano - Antigamente, havia mais seriedade na política.Não se roubava tanto como agora. A corrupção sempre foi uma mal da histórica política. Isso acontece desde priscas eras. A atual crise é moral. Tem como conseqüência a falta de ética.
FL- Por que optou por morar em Laranjeiras?
Herculano - Nasci e morei durante anos em Campo Grande. Tenho seis filhos e 10 netos. De todas as instituições, a célula-mater é a família. Quando minha esposa contraiu uma doença que precisava de cuidados constantes, acabei me mudando para o bairro, já que a oferta de hospitais é grande. Laranjeiras é o bairro da Zona Sul mais próximo do Centro. Isso facilita o dia-a-dia.