Laranjeiras, 19/01/07
Jorge De Salles, um desenhista de humor em Laranjeiras
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Entre homenagens irônicas aos hábitos etílicos de nosso presidente e homenagens sinceras a beleza do Rio de Janeiro, sobretudo ao bairro de Laranjeiras, o Atelier Carioca do Humor esconde um artista multifacetado e cheio de projetos.
Jorge De Salles é um típico carioca boa-praça, um verda-deiro contador de histórias, filho de um atleta olímpico - seu pai disputou as olimpíadas de Berlim em 1936, jogando xadrez. Desenhista de humor, como prefere ser chamado, Jorge é um homem ligado a cultura e as artes.
Morador do bairro de Laranjeiras desde os 15 anos, vem fazendo muitas exposições ao longo da vida. É presença constante no Espaço Cultural do Trem do Corcovado, onde suas últimas exposições foram:
"Homenagem ao 1º Vôo de Santos Dumont no 14 Bis" e
"Homenagem aos 120 anos de nascimento do poeta Manuel Bandeira", e para onde volta em breve com uma exposição sobre os jogos pan-americanos.
Participou em 2006 da
"Mostra Carioca" apresentando junto com mais 26 artistas, novas propostas de cartões-postais em homenagem ao Rio. Outro projeto recente é a série de postais
"Flamengo na História da Arte", que reproduz clássicos de artistas como Van Gogh ou Picasso, mesclados a elementos do time rubro negro.
Muito conhecido pelo trabalho de mapas sobre os bairros do Rio, o artista também é escultor, além de fazer charges, caricaturas e desenhos. No final do ano passado esculpiu o
troféu do XIII Festival de Teatro do Rio, promovido pela Universidade Veiga de Almeida, onde é curador do Centro Cultural.
Atualmente o desenhista está envolvido na organização da segunda edição do
"Arte em Laranjeiras", que promete agitar a vida cultural do bairro ainda nesse semestre.
Além disso, Jorge de Salles tem um grande acervo de importantes cartunistas cariocas como J. Carlos e Nássara, que ficou conhecido por seu trabalho na revista Cruzeiro, na década de 40 e autor da marchinha "Ala-la-ô".
Atelier Carioca do Humor
Rua Conde de Baependi, 98
Espaço Cultural Trem do Corcovado
Rua Cosme Velho, 513