AMA Cosme Velho, 05/02/10
Informe AMA Cosme Velho
A AMA Cosme Velho vem mantendo reuniões constantes com todos os órgãos gestores da administração pública da Cidade do Rio de Janeiro, com a participação maciça de toda a sua Diretoria.
Estes encontros tem como objetivos: o encaminhamento de questões pertinentes ao cotidiano do bairro, com a apresentação de propostas nas áreas de urbanismo (calçadas, trânsito, iluminação, etc.) e segurança; a apresentação de eventuais queixas de moradores (barulho de aviões da rota 2, vazamento de esgotos, envenenamento e alimentação inadequada de animais como pombos, cães e gatos).
A AMA Cosme Velho tem como princípio a identificação, para posterior adoção de ações eficazes, dos problemas peculiares de um bairro cujos moradores tem que dividir seu espaço urbano com:
• Fluxo turístico de mais de 1 milhão de pessoas/ano ao Corcovado através da ESFECO;
• Comércio do bairro e prestadores de serviço ao complexo turístico;
• Três grandes escolas particulares (São Vicente de Paulo, SION e Miraflores);
• Escolas públicas de grande movimento em Laranjeiras utilizadas por moradores do complexo Guararapes-Ascurra-Cerro-corá;
• Dois museus (Naïf e Sociedade de Pediatria);
• Ponto de partida e acesso a outros pontos turísticos (Paineiras, Santa Tereza);
-Via de passagem ligando a Zona Sul ao Centro, pelo Rebouças.
A solução desta complexidade urbana é desafiadora.
A vontade política, fundamental para os resultados positivos, tem seus altos e baixos.
Entretanto, a força de uma Associação de Moradores (em especial a nossa), que já é grande por definição pelo simples fato de ser o poder do povo, também tem seus altos e baixos.
O ponto de partida das ações da AMA Cosme Velho concentra, no momento, atenções voltadas à recuperação da convivência saudável nas Praças e Ruas do bairro, priorizando acessibilidade (ir e vir), segurança nas calçadas, manifestações artísticas e culturais, integração social.
Problemas não faltam.
E as soluções serão mais rápidas e eficazes quanto mais participação tivermos, de indivíduos e de outras Associações constituídas como as de Grupos de Comércio, Associações de Ruas, ONGs, Associações de Pais das escolas do bairro.
Sergio Castiglione
(VICE-PRESIDENTE)
[email protected]
[email protected]