Mercadinho São José
Pólo cultural de Laranjeiras
Quem procurava por arte, cultura e gastronomia reunidas em um mesmo local, encontrava no Mercado São José das Artes - mais conhecido como Mercadinho São José, opções que iam de feira de artesanato e exposições a restaurantes com comidas típicas brasileiras e internacionais. Com capacidade para quase 600 pessoas, o Mercado situado na Rua das Laranjeiras, nº 90, abrigava 16 boxes, onde funcionavam seis bares-restaurantes; duas lojas (uma de artesanato e outra de artigos de capoeira), um estúdio musical e o atelier da artista plástica Luzia Mariana.
Outrora antiga senzala e celeiro de uma fazenda localizada no
Parque Guinle, na época do império, o local teve suas baias adaptadas para boxes em 1942, quando Getúlio Vargas decidiu transformá-lo em um mercado de hortifrutigranjeiros para abastecer a população com produtos mais baratos durante a guerra. Estando abandonado desde a década de 60, foi revitalizado e transformado em centro cultural no ano de 1988. Mas, seu tombamento definitivo só ocorreu em 1994, após longa batalha judicial, em que os moradores saíram vencedores.
Atração turística e histórica do bairro, o Mercado costumava receber ilustres freqüentadores, como Tom Jobim, que foi homenageado no local, em 06/06/94, quando recebeu a medalha Pedro Ernesto. Também se deu ali, em 1995, a fundação do bloco carnavalesco carioca "
Imprensa Que Eu Gamo", que até hoje costuma se concentrar no local.
Todo sábado era realizada uma feira de artesanato, das 10h às 17h, que contava com a participação de senhoras da terceira idade. No último sábado de cada mês as artesãs promoviam um espetáculo de música ao vivo e aproveitavam a ocasião para comemorar os aniversários do mês. Para expor na feira é necessário pagar uma taxa simbólica e a exigência era que o artesanato fosse fabricado pela própria pessoa que se propor a expor.
Durante a semana, o Mercado tinha ensaios de capoeira do grupo Abadarte e a presença da banca do seu Luís, onde era possível encontrar frutas, ovos, legumes e verduras fresquinhas.
Em 2018, bastande degradado o Mercadinho São José das Artes foi fechado após o INSS - proprietário do imóvel, retomar posse judicialmente. Um ano depois o imóvel foi transferido para Estado e no dia 8/2/2022, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou um projeto de lei para transformar o Mercadinho São José em Centro Público de Economia Solidária (EcoSol).
Endereço: Rua das Laranjeiras, nº 90 - Laranjeiras
Fotos abaixo feitas em 2022
Fotos de 2022