FL: Conte um pouco da sua trajetória dentro da Prefeitura.
VC: Comecei na IV R.A. com o então Administrador Regional Marcelo Maywald, que por duas vezes foi Subprefeito da área, com quem tenho trabalhado durante todo este período.
FL: Antes de ser Subprefeita, a senhora era Administradora Regional. Ou seja, tem uma relação bem estreita com essa região. Quais os pontos positivos e negativos da área que administra?
VC: Eu diria que os sete bairros que pertencem a IV RA e Subprefeitura Zona Sul II, são verdadeiros cartões postais do Rio, carregados de história e tradições cariocas. Em contrapartida, esta parte antiga da cidade sofre com o grande fluxo de veículos que recebe.
FL: Fale um pouco sobre o trabalho que a Subprefeitura desempenha.
VC: O trabalho é árduo e intenso, carregado de responsabilidades, porém instigante pelo desafio da diversidade dos assuntos a serem tratados. Estamos aqui para resolver o cotidiano da área, no que estamos sempre à disposição dos moradores, na Rua Moura Brasil, 23 Laranjeiras, e através dos telefones 2553-5630 / 5638, e pelo e-mail: [email protected]. Informamos ainda que dispomos: Posto do IPTU – 2553-1643 / Ministério do Trabalho – 2553-1355 / 2213 / Defensoria Pública –(não tem telefone) atendimento 2ª,3ª e 4ª feiras.
FL: Como era o trabalho de administradora regional e como será agora como subprefeita?
VC: Na verdade, é uma continuidade do trabalho iniciado como Administradora Regional, dando prosseguimento as ações implementadas pelo Subprefeito Marcelo Maywald, atuando junto a todos os órgãos da prefeitura, a fim de resolver os problemas de cada área e manter a ordem urbana.
FL: Quais os pontos positivos e negativos de Laranjeiras? A senhora mora no bairro?
VC: Laranjeiras é um bairro tranqüilo e com muitas opções na área cultural e turística, e por isso mesmo, com uma só via de entrada, sofre alguns problemas na área do trânsito e segurança. Moro em Botafogo há 34 anos, porém tenho muitos amigos no bairro, freqüento seus restaurantes, blocos e igrejas e num prolongamento de Laranjeiras, o Cosme Velho, onde fica a Igreja de São Judas Tadeu, meu Santo de devoção.
FL: Laranjeiras é um bairro com grande vocação para cultura. Como a subprefeitura vem apoiando essas manifestações?
VC: A Subprefeitura está sempre de portas abertas para orientar e apoiar as iniciativas culturais de todas as áreas. Como por exemplo, o “Arte nas Praças”, dos artistas plásticos de Laranjeiras, na Praça Del Prete.