JOGOS PAN-AMERICANOS 2007
Curso de guias cívicos na Amal
M. Glória Souza
Os Jogos Pan-Americanos acontecerão na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 19 de Julho de 2007, com a participação de 5.500 atletas de 42 países em 28 modalidades esportivas. A cidade deve receber cerca de 500 mil visitantes, entre turistas e delegações.
Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, realizados de 4 em 4 anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos. Sua 1ª edição foi em 1951 em Buenos Aires, e já passou por várias cidades do continente, inclusive por São Paulo em 1963.
O Programa de Guias Cívicos e o Curso de Brigada Socorrista fazem parte do Projeto de Segurança para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, da SENASP, do Ministério da Justiça, com o apóio da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e do SESI. Na implantação do programa devemos destacar a atuação do Coordenador Geral de Ações Integradas José Hilário Nunes Medeiros, da dinâmica Maria Célia, Claudete, Luciana e Fernanda do Projeto Espaços Urbanos Seguros, entre outros. Os Jogos serão marcantes pelo desempenho dos atletas e por mostrar que a atividade esportiva pode ser ferramenta importante de inclusão social.
No total, 10.500 jovens de 14 a 24 anos, vão atuar de forma voluntária nos Jogos como Guias Cívicos e 1.000 Brigadistas Socorristas. São jovens de 149 Comunidades do Rio de Janeiro, localizadas no entorno dos locais de realização das competições. Os jovens estão fazendo um curso com aulas de Cidadania, Espanhol e Turismo.
Na sede da AMAL está funcionando uma dessas turmas do curso de Guias Cívicos, com jovens de várias comunidades próximas, que participam, também do Projeto de Esporte e Cidadania, do Diretor de Esporte e Lazer da AMAL Giovanni Nogueira da Silva. O Presidente da AMAL Marcus Vinicius de Seixas e todos os diretores da AMAL estão de parabéns por terem cedido espaço na Associação para o funcionamento dessa turma de Guias Cívicos.