Laranjeiras e Cosme Velho se preparam para final de semana de arte e cultura
Fotógrafos, artesãos, artistas plásticos, pintores, músicos, atores, enfim, toda a gama de artistas de Laranjeiras e Cosme Velho se preparam para um final de semana dedicado a cultura. Iniciado no ano passado, o projeto “Arte em Laranjeiras” cresceu e adotou o bairro vizinho, chamando-se agora “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho”, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro. A expectativa por parte dos moradores em ver os dois bairros entrarem no roteiro cultural da cidade é grande. Entre os artistas, então, nem se fala.
- A primeira edição do evento foi organizada pela Amal, junto de artistas como Jorge de Salles, Ângela Simoens, Rubber Seabra, Nancy Tardin e Delma Escaleira. O atual projeto conta com o nosso apoio, porém é bem maior e envolverá mais artistas que estarão expondo em diversos locais – conta a vice-presidente da Amal, Glória Souza.
À frente do “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho” estão a artista plástica Márcia Limani e a designer Isabel Vidal. Juntas conseguiram reunir cerca de 30 artistas e organizar exposições em bares, restaurantes, lojas, além das praças e das Casas Casadas, onde acontecerá a abertura oficial.
- A expectativa é de que vamos bombar. Espero que a gente divulgue o que há de melhor nos nossos bairros. Trabalhamos bastante para o evento acontecer. No ano que vem vamos começar a divulgar bem antes para que mais artistas possam entrar – conta Márcia Limani.
A exemplo do ano passado, a arte do cartaz do evento ficou por conta de Jorge de Salles, que incrementou ainda mais o mapa de Laranjeiras e Cosme Velho que criou em 2001. A nova arte ainda incluirá novos pontos como a Casa de Artes Laranjeiras.
- Este ano acabei entrando no evento como conselheiro. A Márcia e a Isabel trouxeram um profissionalismo que era necessário. Felizmente o evento cresceu – diz Jorge.
Para Isabel, a abertura do “Arte em Laranjerias e Cosme Velho” será duplamente comemorado. Primeiro porque será a concretização de três meses de trabalho árduo. Segundo, porque nesta data ela comemora dois anos de existência do seu site bairro das laranjeiras.
- Ano passado fiz uma comemoração no Beco do Boticário, num dia que chovia muito. Este ano vou comemorar com o bairro inteiro e espero que sem chuva – brincou Isabel.
Entre as novidades que serão conferidas nos dias 15 e 16 de setembro está a montagem de uma sala de estar em pleno Largo do Machado, onde o fotógrafo Rubber Seabra levará artistas renomados e exibição de filmes como o inédito “Brasileirinho” nas Casas Casadas. As Ongs e projetos sociais desenvolvidos em Laranjeiras e Cosme Velho também terão espaço dentro da programação.
Artistas da Ong Se Essa Rua Fosse Minha
Esquerda: Jorge de Salles e a artista Márcia Limani
Direita: As Artistas Inny Accioly e Vera Bastos se apresetarão no Largo do Boticário
Esquerda: Integrantes do Núcleo de teatro para adolescente da CAl e Isabel Vidal
Direita: Martha Sutter fará tarde de autógrafo do livro Babel