/VIDA VERDE
Ecologia por um mundo melhor |
24/02/2012
www.wix.com/verdevid1/vida-verde
E-mail: [email protected]
Valorize seu jardim
Jardins são espaços de cura. Jardins são lugares que ajudam a respirar e a viver melhor. Por isso, é cada vez maior o número de hospitais, clínicas, casas de repouso e até regiões com alto índice de violência que estão construindo jardins terapêuticos. E com resultados. Mais uma prova de que, quando bem cuidada, a natureza melhora muito a qualidade de vida do homem.
Mas, como fazer um jardim terapêutico? Todos os jardins são terapêuticos? Bom, todo jardim tem qualidades terapêuticas, porque as plantas, com seus aromas, odores e demais características naturais, contribuem, quando bem escolhidas para tornar o ambiente mais natural, e por isso mais propício à vida humana. Mas para se construir um jardim terapêutico ou transformar o jardim de casa de um parque em um jardim terapêutico é necessário prestar a atenção a alguns detalhes. Nada de complicado, mas importante.
É necessário que os jardins curativos tenham espaço para que as pessoas caminhem entre eles. O convívio com as plantas é benéfico, mas é preciso uma aproximação física. É preciso conviver, viver junto, integrar. Importante também possuir pontos para descanso e meditação. Nada de música, sons naturais são mais indicados. E se tiver uma fonte de água próxima, ainda melhor.
Outro ponto importante é a seleção das plantas que irão fazer parte deste jardim curativo. O mais indicado é uma mistura de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais. A idéia é formar um ambiente para despertar os sentidos. Entre as plantas medicinais indicadas estão a camomila, a equinácea. Podem ser usadas plantas que liberam odores agradáveis e relaxantes, como lavanda e erva-cidreira.
A escolha por um jardim, e por um jardim terapêutico, se possível, não é à toa. Já existem resultados positivos da ação das plantas. O hospital infantil americano San Diego Children's Hospital identificou que o jardim formado na instituição ajudou a reduzir o tempo de internação das crianças. Em outro caso, a dor for diminuída em parte por causa da distração proporcionada pelos jardins.
Força das bicicletas
Motoboys não: "bikeboys".
Uma empresa de São Paulo inovou e acabou com os motociclistas que fazem entrega a todo o vapor nas ruas. Agora, entrega só com bicicletas. É a Carbono Zero Courier.
A empresa surgiu em 2010 e tem hoje 23 entregadores que prestam serviço em toda grande São Paulo. O valor do frete é cerca de 30% mais barato do que o cobrado pelas empresas de motoboy e, em alguns casos, mais rápido. O entregador pode, por exemplo, descer da bicicleta e atravessar uma rua na contramão, se necessário para usar um caminho alternativo, cortando parques, por exemplo. A mobilidade é muito maior.
Quem se arrisca a abrir negócio semelhante por aqui?
Dengue, alerta vermelho
Atenção, a dengue mata!
Esta semana tivemos uma ótima notícia. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil apresentou, nos primeiros 50 dias do ano, uma queda de 66% nos casos de dengue em todo país, em comparação com igual período do ano passado. Vitória nossa, com as ações de cada dia. Mas não devemos baixar o alerta. É preciso continuar com os mesmos cuidados. Apesar da queda, 91 municípios estão em risco de surto e outros 256, em alerta.
EcoPC
Garrafa PET pode se transformar em vassoura, porta lápis, guarda toalhas, camiseta - e agora também em computador.
A idéia é de um jovem inventor de São Lourenço, em Minas gerais, Adriano Reis de Carvalho, que desenvolveu e produziu um micro de pet.
Com as garrafas PET recicladas é possível produzir até 300 peças por mês do EcoPC. Cada um custa em média 70% do valor do gabinete tradicional e tem um tempo de vida igual a máquina feita de metal e plástico.
E tem mais: o fabricante compromete-se em três anos comprar o equipamento de volta pelo valor de sua reciclagem, criando um ciclo infinito de utilização, reciclagem, modernização e recolocação no mercado pelo valor justo de venda - além de garantir doações a entidades carentes da sociedade. O EcoPC economiza, ainda, cerca de 70% de energia elétrica, uma vez que é produzido com placa e processador econômicos, comprovados pela PUC-RS (única instituição autorizada pelo INMETRO a realizar testes em computadores).
Pensamento é atitude.
Faça a sua água
Está com sede? Fuja dos refrigerantes artificiais. Há uma solução natural, mais gostosa, mais barata e mais saudável para espantar o calor: as águas aromatizadas. Dá para fazer em casa e é muito fácil. As águas aromatizadas são hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas, e permitem os mais extraordinários sabores. São tão lindas que enfeitam a mesa e agradam os olhos e o paladar.
As águas podem ser aromatizadas com rosas, laranja, anis e eram as bebidas favoritas em locais com restrições ao álcool feitas pelo Alcorão. Egípcios, gregos e romanos as usavam na limpeza das mãos em jantares de gala, pois ainda não conheciam os talheres. Ainda usamos as tigelinhas com lavanda em jantares mais formais, herança dessa época.
Para fazer, é fácil:
Use sempre água filtrada ou mineral bem gelada. Adicione cubos de gelo. Deixe por volta de 1 hora para conseguir acentuar o sabor:
- Dois ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode misturar várias.
- Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
- Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau. Experimente água com mel, manjericão e nozes.
- Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Outra idéia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.
inovAÇÕES
- Lixo não existe. Lixo é alimento para o desenvolvimento.
- Uma correção: o leitor e amigo da coluna,
Manfred , faz uma retificação: Estocolmo, uma das cidades citadas como mais amigáveis para bicicletas e citada na última coluna, fica na Suécia, e não na Suíça. Feita a correção, pé no pedal!
- Mais uma ideia genial (e sustentável) p/ sua casa: uma 'falsa janela' que abriga um jardim vertical.
http://fb.me/1cBe9OwOV
- 10 ideias para reutilizar garrafas PET
http://bit.ly/zluE4s
- Pilha que dura 20 anos pode ser recarregada com água, xixi, suor e até uísque |
http://www.swu.com.br/blog/2012/02/sustentabilizese/vivaoplaneta/pilha-que-dura-20-anos-pode-ser-recarregada-com-agua-xixi-suor-e-ate-whisky/
- Reaproveitar alimentos diminui a quantidade de lixo na cozinha:
http://ow.ly/96Ahy
- Tolerância zero com o lixo:
http://bit.ly/uILQd4 Veja o infográfico e entenda a Logística Reversa
- Suíça ganha teleférico movido a energia solar:
http://bit.ly/AtdnqY Placas acompanham Sol a fim de garantir aproveitamento total
- Reaproveitamento do isopor para fabricar concreto leve:
http://ow.ly/95b68
- Lançada primeira caneta biodegradável do Brasil:
http://ow.ly/95b2O
- Tem alguma sugestão ou dúvida? Criou uma maneira nova para proteger o meio ambiente ou reciclar materiais? Fale com a gente
[email protected] . E visite
www.wix.com/verdevid1/vida-verde . No nosso site tem ecodicas para levar a cultura ambiental para o trabalho, para casa e links sobre o assunto. Ah, e a coluna tem twitter também: @colunavida. Até a próxima!