/VIDA VERDE
Ecologia por um mundo melhor |
13/01/2012
Animal ambiental
www.wix.com/verdevid1/vida-verde
E-mail: [email protected]
Ter um animalzinho de estimação dá muito prazer, mas os melhores amigos dos bichinhos devem ficar bem atentos, pois certos cuidados podem ajudar e muito a conservar o meio ambiente. Estima-se que haja em todo o mundo 250 milhões de cães domésticos, 32 milhões deles no Brasil. Imagine o impacto na natureza se, a cada passeio diário com os bichinhos, pelo menos uma sacola plástica de supermercado for usada para recolher os dejetos do animal. Seriam necessários milênios para a decomposição de todo o plástico descartado nesta prática. Conheça algumas alternativas verdes para adotar um estilo de vida ecológico no trato dos animais.
Na lista de produtos ecológicos para os animais domésticos entram saquinhos de papel para coleta, xampus e produtos de limpeza livres de químicas nocivas, fraldas biodegradáveis e até casinhas ecológicas. Anote algumas dicas:
Para limpar a sujeira - A utilização de embalagens de papel para recolhimento de fezes de animais já é tradição em países como Alemanha, Israel, Suécia, Holanda e Tchecoslováquia, entre outros. No Brasil, a iniciativa pioneira chama-se Kata Kaka. Trata-se de um Kit, com pá e saquinho de papel reciclado, ambos descartáveis e rapidamente degradáveis, que podem ser acondicionados em um display instalado na saída dos edifícios. Cerca de mil condomínios de São Paulo já aderiram ao Kata Kaka.
Lar doce lar - Adeus para as casinhas de cachorro de madeira ou de plástico. O melhor é usar casinhas recicláveis e biodegradáveis feitas 100% de papelão. Além de higiênicas, elas funcionam como isolante térmica e são antialérgicas. Embora comum nos Estados Unidos, por aqui as casinhas ecológicas de papelão para cães e gatos começaram a ser fabricadas há apenas oito meses, pela EcoBichos. Com durabilidade de três meses, as casinhas de papelão ainda podem ser coloridas pelos donos ou pela criançada. Só tem que tomar cuidado para não molhar.
Cheirosos e no estilo - Xampus, sabonetes e condicionadores à base de substâncias naturais, tapetes ecológicos, ecobags e até um kit viagem feito de material reciclado são alguns dos produtos "verdes" da Dog´s Care. A empresa brasileira é a pioneira na produção de fraldas de plástico óxibiodegradável, material que se decompõe até 20 vezes mais rápido que um saco comum. Ela também possui uma linha de acessórios produzida com tecidos de algodão, lonas recicladas, garrafas Pet e ecojuta, uma fibra natural da Amazônia.
Passeios - Não leve seu cão a praias, cachoeiras, reservas e outros recantos ecológicos. Além da questão sanitária, ele pode perseguir outros animais e perturbar suas áreas de alimentação, tocas e ninhos.
Vida silvestre - Cães e gatos têm grande impacto na vida silvestre local, principalmente aves. Mantenha seu bicho em casa, sobretudo antes do nascer e do pôr do sol, quando há maior movimentação dos outros animais. Cuide para que ele não tenha acesso a ninhos.
Terra adubada - Cocô de cachorro não é adubo: pode contaminar o solo e a água. Mesmo em trilhas, praias ou grama, as fezes não devem ser enterradas, mas recolhidas e destinadas ao lixo. E nada de largar o saquinho com as fezes no chão ou na rua.
Pacote econômico - Evite os pacotinhos de ração ou refeições prontas. Ao optar por sacos grandes ou por ração a granel, você economiza dinheiro, além de produzir menos lixo porque terá menos embalagem para descartar.
Bicho legal - Nunca compre animais silvestres sem autorização do
Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis , nem solte bichos de cativeiro. A maioria não sobrevive e muitos transmitem doenças para a fauna local. Entregue-o a autoridades ambientais.
Adeus e-lixo
Numa iniciativa importante, a prefeitura de São Paulo vai implantar pontos permanentes d logística reversa de lixo eletrônico - para que a indústria que produziu também seja responsável pelo resgate e pela coleta do material comprado e rejeitado.
Nada mais justo.
A ação é fruto de uma parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O sistema contará com dois pontos permanentes no município de São Paulo. Em 2012, serão implantados novos pontos permanentes em outras regiões da cidade. Os paulistanos agora terão onde depositar computadores, celulares, impressoras, câmeras digitais, televisores, videocassetes e mp3 players inservíveis.
Boa idéia para ser copiada no Rio.
Jardim vertical
Muita gente gostaria de ter um jardim em casa ou no apartamento, mas não tem espaço. Uma das maneiras de se montar um jardim em apartamentos, principalmente aqueles com varandas ou coberturas, é montando muros verdes. Há no mercado inúmeras empresas especializadas na instalação e manutenção destes muros, que são fáceis de instalar, bonitos e funcionais, além de trazerem inúmeras vantagens para os proprietários dos imóveis.
Qualidade do ar : além de reter o carbono, o muro verde age como purificador do ar da cidade, através da fotossíntese;
Isolamento acústico : a vegetação ajuda a absorver e isolar ruídos;
Alimentos mais saudáveis : áreas verdes (mesmo quando pequenas) podem ser usadas como pequenas hortas.
Pense nisso.
Dengue, Alerta Vermelho!
Chegou o verão.
E neste verão devemos ter uma das piores epidemias de dengue de todos os tempos na cidade.
A dengue mata. Este ano, a doença já matou 137 pessoas.
Cientistas mineiros desenvolveram um método para ajudar no combate da dengue usando as redes sociais. Funciona assim: com os dados obtidos no Orkut, Facebook, twiiters e outras redes sociais da Internet, os médicos cruzam os dados para identificar como se comporta a doença. Os médicos rastreiam na rede todas as mensagens e comentários que se referem à doença, e depois analisam as informações. É o Observatório da Dengue.
O novo método consegue localizar em quais cidades, com mais de 100 mil habitantes, se concentram o maior número de casos e a evolução da doença. Com os dados da Internet, os médicos podem identificar, por exemplo, a cidade com maior número de casos identificados na rede, ou onde houve maior avanço da doença.
A nova ferramenta será usada pelo ministério da saúde durante a campanha de combate à dengue este ano.
Segundo os pesquisadores, o Observatório da Dengue está em operação desde outubro do ano passado e alcançou uma taxa de acerto de 85%.
Outra boa idéia para ser usada no Rio.
Aluguel de carro elétrico
Você ainda acha que o carro elétrico ainda é uma fantasia, que vai demorar a chegar ao mercado?
Pois pode estar enganado.
Já começou a funcionar em Paris o primeiro serviço de aluguel carros elétricos do mundo - o Autolib. Os modelos que fazem parte do programa levam o apelido de "bluecars" e estão em centrais espalhadas pela cidade e têm autonomia para rodar 250 km.
O projeto pretende reduzir o número de carros na capital francesa e oferecer uma alternativa "ecológica" de transporte. Segundo a Autolib, 300 carros elétricos feitos pelo grupo Bolloré já estão disponíveis. No total haverá 250 pontos de estacionamento, dos quais 180 dentro de Paris.
É só o começo.
inovAÇÕES
- Lixo não existe. Lixo é alimento para o crescimento.
- Quer destinar corretamente seus objetos sem uso? Guarde em seus favoritos nossa busca por postos mais próximos de você. http://verd.in/mstu
- Ibope: 52% das empresas já têm áreas de sustentabilidade
http://bit.ly/sPITe5
- Lâmpada ecológica feita de papel http://bit.ly/vu4BBI
- Cuide dos pets e dos outros bichos tbm:
http://bit.ly/pnzshd Eles causam impactos no meio ambiente
- Cidade Lixo Zero - É possível uma cidade que reduz, reutiliza e recicla? http://www.coletivoverde.com.br/lixo-zero/
- Alunos da Universidade de Delaware, nos EUA, transformam óleo de cozinha em diesel biodegradável e menos poluente.
http://verd.in/teh2
- Celular do futuro: http://bit.ly/rWKXbm Feito de grafeno, ele indicará áreas c/ maior concentração de CO2.
- Tem alguma sugestão ou dúvida? Criou uma maneira nova para proteger o meio ambiente ou reciclar materiais? Fale com a gente
[email protected]. E visite
www.wix.com/verdevid1/vida-verde . No nosso site tem ecodicas para levar a cultura ambiental para o trabalho, para casa e links sobre o assunto. Ah, e a coluna tem twitter também: @colunavida. Até a próxima!