/VIDA VERDE
Ecologia por um mundo melhor |
22/07/2011
Seu armário mais verdinho
www.wix.com/verdevid1/vida-verde
E-mail: [email protected]
Arrumar e possuir roupas bonitas e bem cuidadas não é tarefa das mais fáceis e baratas. O mais comum é comprar roupas e acessórios demais e o resultado é um armário entulhado, em que nunca achamos o que queremos e acabamos por comprar o que já temos. Resultado: desperdício e prejuízo, para a natureza, que vai demandar mais matéria prima para a produção de mais roupa, e para você, que vai sentir no bolso o efeito da desorganização.
Algumas dicas bastante práticas ajudam a você fazer seu armário sustentável: organizado, com tudo bem perto das mãos e fácil de manter. Confira as dicas:
Planeje antes de comprar - Abandone as compras por impulso. Analise bem se aquela roupa ou acessório servem para você ou se é só uma vontade passageira. Assim você evita perder dinheiro e espaço em seu armário.
Ame suas roupas - Cuide delas com carinho. 'Acidentes' domésticos provocam pequenos desastres como manchas ou tecidos queimados. Se cair um botão ou tiver que ajustar um pouco, procure uma costureira e veja se há como reparar. Para os mais empolgados, é uma boa hora para aprender a lidar com linhas e agulhas. Cursos de corte e costura estão muito na moda, sabia?
Evite lavagem a seco - Máquinas de lavagem a seco usam tetrachloroethylene, uma substância cancerígena. Procure lavanderias que trabalhem com "wet cleaning" ou CO2 líquido. Muitas peças que antes eram lavadas a seco já podem ser lavadas a mão, especialmente as de seda, lã e linho. Fique de olho nas etiquetas. Se você preferir, recorte as orientações e cole em um pequeno caderno ou guarde em uma caixinha para conferir quando precisar.
Compre peças antigas ou usadas - Use a criatividade e tenha um estilo próprio. Busque em bazares, feirinhas, brechós, troca de roupas entre amigas. Vale tudo. Se tiver roupas 'herdadas' que possam ser interessantes, aposte. Acessórios antigos sempre funcionam. Mas tenha cuidado para ver se tudo está inteiro. Peças antigas ou usadas podem estar danificadas pelo tempo ou pelo uso. Dependendo, uma reforma resolve e ainda sobra espaço para uma boa customizada.
Calor humano
Na maioria das vezes, as soluções encontradas para resolver problemas de energia estão bem à frente dos nossos olhos. Difícil é encontrar. As descobertas mais simples e óbvias costumam ser as mais brilhantes.
Querem um exemplo? Pois na Suécia um grupo de engenheiros descobriu que o calor do nosso corpo pode ser usado para aquecer as estações de trem do gelado país. Óbvio, não? Pois é. Tubos instalados na estação de trem de Estocolmo levam ar aquecido pelos pulmões dos passageiros até a central de calefação, no subsolo do prédio. Lá, o ar passa por um radiador que converte o calor humano em energia.
São 250 mil passageiros que circulam, em média, por dia na Estação Central de Estocolmo. A companhia que administra a rede ferroviária da Suécia fez as contas e descobriu que todos eles juntos produzem 130 metros cúbicos de ar quente a cada respirada, calor humano que era desperdiçado.
Depois que a companhia criou um sistema para utilizar essa energia toda, passou a economizar até 25% na conta de luz e gás. O sistema também aproveita o calor das máquinas que permanentemente renovam o ar da estação. No total, 70°C, o suficiente para garantir água quente nas torneiras e no sistema de aquecimento central que funciona no inverno.
Segundo a companhia, o sistema custou o equivalente a R$ 50 mil e se paga em menos de um ano. Estações e aeroportos de toda a Europa já estudam a implantação de projetos semelhantes para aproveitar a energia natural e gratuita produzida pelos passageiros.
Você sabe o que é uma floresta vazia?
Não basta manter florestas e áreas verdes. Eles devem ser vivas. Um dos problemas e males mais perigosos e que já começa a se abater sobre nossas matas é a Síndrome da Floresta Vazia. Um terrível mal que ameaça a natureza
A descoberta foi feita por biólogos da UNESP. A síndrome é um fenômeno preocupante e que está acontecendo nas florestas brasileiras, principalmente na Mata Atlântica, em função da caça ilegal e do corte e da comercialização de alimentos importantes para os animais que vivem lá, como o palmito juçara.
O termo "Floresta Vazia" significa o esvaziamento, empobrecimento da biodiversidade que têm conseqüências para toda a floresta. É a redução das plantas que dependem dos animais para sobreviver e a redução dos animais que dependem das plantas para continuarem existindo.
Uma floresta vazia pode ser comparada a uma cidade sem crianças. Tudo parece funcionar bem no tempo presente, mas, a longo prazo, a floresta morrerá.
inovAÇÕES
- Lixo não existe. Lixo é alimento para o crescimento.
- Sabe quanta água consome em média em casa? Simulador no site:
http://t.co/LnH71gn
- O verdadeiro preço da gasolina (Video) http://bit.ly/jJbgrL
- A Mata Atlântica tem 345 tipos de pássaros:
http://bit.ly/kCYQKN
- Londrina testa repelente contra pombas que, sem matar, tenta controlar essa praga urbana http://ow.ly/5jB1y
- Fontes de energia baratas e eficientes:
http://ow.ly/5jALD
- Uma bicicleta feita de mandeira! http://migre.me/51gjn
- Cultive plantas em sua casa. Elas refrescam o ambiente e deixam seu lar mais bonito!
http://bit.ly/ikdzCg
- Garrafas PET viram... travesseiros! http://bit.ly/kCYQKN
- Aprenda a fazer móveis de papelão para as crianças!
http://ow.ly/5jhZc
- "Tudo se transforma" é uma série de 18 vídeos que contam de forma divertida para a garotada a história da química. http://t.co/5zpiWPi
- Sacolas plásticas só podem ser recicladas quando limpas e separadas:
http://bit.ly/kCYQKN
- Tem alguma sugestão ou dúvida? Criou uma maneira nova para proteger o meio ambiente ou reciclar materiais? Fale com a gente [email protected] . E visite
www.wix.com/verdevid1/vida-verde . No nosso site tem ecodicas para levar a cultura ambiental para o trabalho, para casa e links sobre o assunto. Ah, e a coluna tem twitter também: @colunavida. Até a próxima!