/VIDA VERDE
Ecologia por um mundo melhor |
26/08/2011
Dinheiro dá em árvore
www.wix.com/verdevid1/vida-verde
E-mail: [email protected]
Para quem ainda acha que a ecologia é uma opção de idealistas, uma novidade da Light mostra que a proteção do meio ambiente está na ordem do dia. Agora, quem reciclar terá desconto em sua conta de luz. O programa Light Recicla já está funcionando e bem ao nosso lado. Começou por Botafogo.
Funciona assim: dois eco-pontos fixos na região (ver lista abaixo) recebem vários tipos de lixo que pode ser reciclados: garrafas pet, sacolas e embalagens plásticas, CDs e DVDs, materiais PVC, papéis, metais, vidros, embalagens longa vida e óleo de cozinha. Depois de analisar e calcular o valor do material entregue, o valor pode ser trocado por bônus nas contas de luz. É simplesmente fantástico.
É um projeto piloto, lançado em Botafogo, Humaitá e Comunidade Santa Marta, mas pode receber material de outros bairros, bastando que o morador, condomínio ou empresa leve o lixo reciclável até os eco-pontos. Depois de um ano, o plano é espalhar a idéia para todos os bairros da cidade, transformando o lixo em uma nova fonte de renda.
E tem mais: o cidadão, ao invés de trocar por desconto na conta de luz, ainda pode escolher por doar o valor para instituições da comunidade, fazendo uma boa ação do que antes seria jogado no lixo.
O QUE TROCAR PARA REDUZIR A CONTA DE LUZ
• PET - refrigerante e água
• Plástico duro - embalagens de xampu, detergente, margarina, baldes, bacias etc
• Plástico filme - sacolas plásticas, embalagens de arroz, feijão, açúcar etc
• CDs
• Embalagens plásticas metalizadas
• PVC - canos, forros etc
• Papel - branco, misto (revistas, encartes etc), papelão, jornal
• Metais - latas de cerveja e refrigerante, ferros em geral, arames, pregos, bateria de carro etc
• Vidro - embalagens, garrafas de cerveja e refrigerante, copos etc
• Embalagens longa vida (leites, sucos e achocolatados)
• Óleo de cozinha
Endereços dos Eco-Pontos :
1) Estação 1 do Plano Inclinado do Santa Marta - Av. Marechal Francisco Moura s/n (acesso pela praça Corumbá) - Seg.Quarta e Sexta das 07h30 às 13hs.
2) CRAS Padre Velloso - Rua São Clemente, nº 312 - Botafogo - terça e quinta das 07h30 às 13hs.
No início, somente o Eco-Ponto do CRAS estará funcionando. Documentos que o cliente deve levar para receber desconto em sua conta:
- Conta de luz
OBS: Durante o projeto piloto, somente moradores de Botafogo, do Humaitá e do Santa Marta podem se cadastrar para receber o desconto.
Quais documentos o cliente deve levar para doar bônus para instituições do Santa Marta?
- Não é necessário levar nenhum documento. Ao efetuar a troca de seus resíduos indique, entre as três opções abaixo, a instituição a ser beneficiada. - Associação de Moradores do Santa Marta; - ONG Atitude Social; - Escola de Samba G.R.E.S Mocidade Unida do Santa Marta
OBS: Os moradores de outros bairros da Cidade do Rio de Janeiro também podem contribuir neste último caso, levando materiais recicláveis e "doando" a cota referente ao desconto.
Materiais que NÃO serão aceitos: lâmpadas em geral, pilhas, espelhos e vidros planos, papel carbono ou plastificado, isopores, esponjas de aço, cerâmicas e porcelanas, madeiras, fraldas descartáveis, espumas, óleo lubrificante, cabos e fios, tintas, tecidos, couros, pneus
Um quintal para chamar de seu
Falta de espaço verde nas cidades é um drama mundial. Querem apostar?
Em Nova Iorque, a falta de verde nas ruas é tamanha que uma empresa descobriu como ganhar dinheiro com esta situação: passou a alugar aos moradores um pequeno jardim, que fica entre dois prédios de Manhattan. O aluguel custa 50 dólares (cerca de R$ 80) por hora. Quem quiser, também pode alugar picolés, uma piscina de plástico ou uma churrasqueira. Um quintal para chamar de seu.
Uma árvore para chamar de sua
Você acha que a sua rua poderia ficar mais bonita com uma árvore na calçada? Ou que aquele terreno abandonado ficaria bem melhor se tivesse um jardim, com flores. Pois saiba que todo cidadão pode influir na aparência de sua cidade, com a ajuda do poder público.
Em muitos estados brasileiros há telefones para pedir áreas arborizadas, o que melhora a qualidade do ar, os efeitos da baixa umidade e reduz os efeitos da poluição.
Em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba o pedido pode ser feito ligando para o 156. No Rio de Janeiro também tem, basta ligar para 2224-3870.
Depois da ligação, uma equipe da secretaria local de meio ambiente vai até o local, avalia se a rua pode receber as árvores e qual o tipo de planta é o mais indicado para a região.
Livro no táxi
Livros são ótimos em todos os lugares, por isso, qualquer incentivo à leitura merece apoio, pois pode mudar uma sociedade. Melhor ainda se os livros forem emprestados, publicamente emprestados, o que faz com que seu poder transformador se multiplique muito.
Já se pensou em muitos movimentos em que um livro é deixado para que um próximo leitor leia, gratuitamente. Agora, a iniciativa envolve a criação de bibliotecas em táxis. Isso mesmo, dentro dos carros. A boa ação surgiu em São Paulo. O Instituto Mobilidade Verde criou o
"Bibliotaxi" , uma biblioteca que funciona dentro dos táxis, para incentivar a leitura. Para começar, o projeto conta com 12 mil exemplares.
E os passageiros não precisam ler com pressa, só durante a viagem. Pode pegar o livro e depois devolver em um dos postos de coleta, para que as obras voltem para o banco de trás de outro automóvel na praça.
Tá uma idéia para ser copiada, em todas as cidades.
Jogando verde
Gigante das comunicações e uma das principais empresas do setor no mundo, a TV Globo lançou um jogo que tem como tema a proteção do meio ambiente. É o Missão Bioma, no qual o jogador tem a missão de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas - de ameaças de tratores, motoserras, poluição. Para vencer o desafio, o jogador deve gerenciar recursos e posicionar seus personagens num tabuleiro virtual.
Para melhorar seu desempenho, o participante tem de ler ou assistir notícias da Rede Globo sobre meio ambiente e responder perguntas sobre elas. Também pode compartilhar conteúdo noticioso sobre questões ambientais com seus amigos.
Para jogar, basta acessar
missaobioma.g1.globo.com .
inovAÇÕES
- Biblioteca cria um balcão incrível feito com o reaproveitamento de antigos livros
http://t.co/O3c5SuY
- Quer avaliar a sua saúde? É bem rápido:
http://www.up40anos.com.br/Saude.aspx
- Confira as dicas e transforme seu banheiro em um Eco banheiro:
http://bit.ly/hbtY9E
- Leve lâmpadas incandescentes para a reciclagem:
http://bit.ly/kCYQKN Mesmo quando quebradas.
- Plantas em casa é uma delícia. Refresca, traz vida e alegria. Mas atenção, escolha o verde de acordo com o clima
http://ow.ly/5T7zZ
- Água reutilizada da máquina de lavar gera economia de até 27% na conta
http://fb.me/13JiJ6xvc
- A terrível história das garrafas de água
http://bit.ly/c3L8Of
- Decomposição leva tempo... Uma bituca 2 anos, Chicletes 5, Isopor 400. E quando vão parar nos oceanos? Veja outros .
http://verd.in/ebpt
- Móveis e objetos de decoração feitos com madeira de demolição
http://t.co/25E0RCO
- Novas tecnologias a serviço do meio ambiente. Entrevista com Antonio Nobre, Inpa
http://bit.ly/qj7eWj
- Doe eletrônicos encostados:
http://bit.ly/kCYQKN
- Conheça a bike elétrica dobrável, que pode ser a solução de transporte individual não-poluente para pequenas distâncias.
http://t.co/EvzgRl6
- Qual a sacola de mercado ideal para você?
http://bit.ly/otqvA9
- Designers australianas criam vasos com sacolas plásticas -
http://bit.ly/pB2s5w
- Descarte pilhas e baterias corretamente.Saiba como em
http://bit.ly/mGpwlq
- Células solares que não precisam do Sol para gerar energia
http://t.co/jXlhOdO
- Sacolas biodegradáveis: alternativas às de plástico comum:
http://bit.ly/kCYQKN São feitas à base de vegetais.
- Tem alguma sugestão ou dúvida? Criou uma maneira nova para proteger o meio ambiente ou reciclar materiais? Fale com a gente [email protected] . E visite www.wix.com/verdevid1/vida-verde . No nosso site tem ecodicas para levar a cultura ambiental para o trabalho, para casa e links sobre o assunto. Ah, e a coluna tem twitter também: @colunavida. Até a próxima!