Laranjeiras, 02/09/09
Armadilhas da mente
A mente se move de um extremo ao outro, para evitar a mudança, é um truque, pois na realidade ela não mudou o foco, mudou só a direção.
As pessoas vivem em polaridades, transformam suas vidas em um pêndulo, percebem apenas os extremos da corda.
Quando optamos pelo "SIM", aceitamos o "NÃO", que está naturalmente associado ao "SIM".
A mente utiliza desse fato para nos propor esta armadilha, a impressão, a ilusão de que mudamos.
E assim vemos "Meditadores" pensando como não pensar, "Sacerdotes" se isolando dos pecados orando e pensando como não pensar no pecado.
A mente livre não se move ...
Sem estar interessado em respostas ou perguntas, sem ser uma filosofia, o Zen é uma disciplina, uma simples metodologia para se tornar mais concentrado, mais alerta, mais consciente, de trazer mais meditação ao seu ser, sem agir pela cabeça ou coração mas agir do próprio centro do ser
Por Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Respiração - A força da vida
A respiração é vista, em geral, apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém estudos mostram que existe uma relação muito forte entre a respiração inconsciente e o sistema emocional, e seu reflexo na qualidade de vida e saúde pessoal.
O cotidiano, nos dias atuais, tem sido marcado, sentido e percebido por medos, dúvidas, surpresas e conflitos, que refletem em um aumento considerável da insegurança nas relações humanas, na qualidade de vida e saúde pessoal . Estas situações provocam respostas inconscientes do tipo "sobrevivência", que geram mudanças em nosso comportamento físico e mental.
O sistema respiratório e o sistema cardíaco desistabilizados, perda de vigor físico e mental, estresse e muitos outros desconfortos pessoais, são algumas das respostas às manifestações provocadas por esse cotidiano, por essas mudanças no comportamento.
Estudos têm mostrado que um bom nível de oxigênio, diminui a oxidose na circulação sangüínea, contribuindo para a melhoria das funções orgânicas, qualidade de saúde pessoal e de vida, condições importantes para vivermos nosso cotidiano com vigor e disposição.
Técnicas de respiração, como o Kokyu, se praticadas regularmente e orientadas por profissional competente, têm mostrado que é possível estimular-se o aumento do controle sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde pessoal.
-----------------------------------------------------------------------
O
Kendo e o
Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
. Auto estima
. Auto controle
. Reflexão
. Percepção corporal
. Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração.
Kendo: A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos Samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
Taejutsu: A arte do equilíbrio mente e corpo pela harmonia da respiração, consciência corporal e mobilidade física.
Kokyu: A Respiração e o esforço físico harmonizados, uma linguagem respiratória do movimento humano.
A Respiração e a emoção vividas como o Movimento e adesão emocional do ser.
CLIQUE NA FOTO E VEJA O VIDEO
-----------------------------------------------------------------------
Professor Joaquim Santos
[email protected]
Tel.: 8122-0430
Personal trainer coach:
Artes Zen: Kendo, Taejutsu e Kokyu - Atendimento em grupo e individual.
Dojo - R. Hans Staden 24 Botafogo. Tel.: 25276860 -
Arte-ser
Personal Life coach:
Vida pessoal e Vida profissional - Atendimento individual
Personal Design Work:
Gestão em Organização de Negócios -
Abordagem TQC "Tot Quality Control''.
Qualidade de Vida no Trabalho