Laranjeiras, 04/07/08
Bebeu?
Naquela manhã o jovem acordou assustado, havia dormido mais que o habitual, o sol já se fazia alto.
Sentindo sede, ainda sonolento, foi até a talha de barro que usava para armazenar água;
Sua talha de barro era de ótima qualidade, mantinha a água em uma temperatura bem agradável, o delicioso sabor da água, refrescante, ótimo para se beber.
''Um copo desta saborosa água vai me acordar de vez!!!'' - pensou ele.
O jovem olhou para a talha de barro, olhou para o copo, segurou a talha, direcionou seu gargalo na direção da boca do copo e virou a talha para encher o copo com sua água, enfim mataria a sua sede matinal.
Levou um susto, ficou perplexo...
Havia acabado a água da talha, e ao invéz de encher o copo, um pequeno filete de água saiu da talha e depositou-se no fundo do copo.
O jovem olhou aquele pouquinho de água no fundo do copo, olhou a talha, ageitou o cabelo...
''Não tem nada não, vou buscar mais água e pronto!!!'', pensou, sem se alterar, o sonolento jovem.
Tranquilamente pegou a talha e dirigiu-se para a fonte de água para encher sua talha de barro.
A fonte, ficava no centro da pequena aldeia, e as poucas pessoas que viviam naquela aldeia, faziam como ele, todos os dias bem cedo abasteciam suas casas com aquela saborosa água, daquela linda fonte.
Ao sair de sua casa admirou o sol, o céu azul, era um belo dia, olhou ao redor e algo chamou sua atenção.
Havia acontecido alguma coisa naquela manhã, naquela pequena aldeia, não identificou o que, mas que havia, havia, algo havia acontecido.
As pessoas que passavam, olhavam para ele de maneira estranha, sequer o comprimentavam, alguma coisa havia acontecido com as pessoas daquela aldeia.
Ninguem havia percebido, durante a noite algo aconteceu com aquela linda fonte, com sua saborosa água, e todos que naquela manhã beberam daquela água, daquela fonte ficaram loucos, todos ficaram loucos, menos o jovem.
Então aconteceu:
Enquanto o sonolento jovem, com sua talha de barro, caminhava para buscar a saborosa água da linda fonte, podia-se ouvir as pessoas da aldeia, que apontando para ele diziam:
''Lá vai o maluco lá!!!'', "Lá vai o maluco lá!!!''
"A essência do Zen está na arte de descobrir a natureza do próprio ser; libertar nossas energias naturais, ela nos impulsiona a expressar nossa capacidade de felicidade e amor.
Por Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Respiração - A força da vida
A respiração é vista, em geral, apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém estudos mostram que existe uma relação muito forte entre a respiração inconsciente e o sistema emocional, e seu reflexo na qualidade de vida e saúde pessoal.
O cotidiano, nos dias atuais, tem sido marcado, sentido e percebido por medos, dúvidas, surpresas e conflitos, que refletem em um aumento considerável da insegurança nas relações humanas, na qualidade de vida e saúde pessoal . Estas situações provocam respostas inconscientes do tipo "sobrevivência", que geram mudanças em nosso comportamento físico e mental.
O sistema respiratório e o sistema cardíaco desistabilizados, perda de vigor físico e mental, estresse e muitos outros desconfortos pessoais, são algumas das respostas às manifestações provocadas por esse cotidiano, por essas mudanças no comportamento.
Estudos têm mostrado que um bom nível de oxigênio, diminui a oxidose na circulação sangüínea, contribuindo para a melhoria das funções orgânicas, qualidade de saúde pessoal e de vida, condições importantes para vivermos nosso cotidiano com vigor e disposição.
Técnicas de respiração, como o Kokyu, se praticadas regularmente e orientadas por profissional competente, têm mostrado que é possível estimular-se o aumento do controle sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde pessoal.
-----------------------------------------------------------------------
O
Kendo e o
Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
. Auto estima
. Auto controle
. Reflexão
. Percepção corporal
. Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração
Kendo: A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos Samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
1 - Dojo - O Local para as artes
2 - Kendo - O ser em Movimento
3 - A espada - Os desafios da vida
Taejutsu: A arte do equilíbrio mente e corpo pela harmonia da respiração, consciência corporal e mobilidade física.
1 - A meditação
2 - O equilíbrio mente e corpo
3 - A harmonia do movimento
4 - A superação
Kokyu: A Respiração e o esforço físico harmonizados, uma linguagem respiratória do movimento humano.
A Respiração e a emoção vividas como o Movimento e adesão emocional do ser.
1 - A respiraçâo , uma linguagem
2 - O ser , a respiração e o movimento
3 - A força da vida
-----------------------------------------------------------------------
Professor Joaquim Santos
Graduado pela Federação Brasileira de Kendo
Personal Trainer: 81220430
Locais de treino:
• Arte-ser - Rua Hans Staden 24 - Botafogo Tel.: 25276860
• Areia da Praia de Copacabana, em frente a Rua Figueiredo Magalhães
• Atendimento em grupo e individual - 81220430