Laranjeiras, 08/08/08
Quanto tempo levas?
Um famoso rei vivia buscando harmonia, harmonia nas relações, nas vestimentas, nas artes, enfim em tudo que percebia ao seu redor.
Mesmo com todo esforço e dedicação em harmonizar, sempre lhe vinha uma sensação de desconforto, a vida, as coisas lhe pareciam difíceis de serem harmonizadas.
Resolveu mandar chamar um velho mestre Zen, conhecido por escrever poemas e por já ter mais de 90 anos de idade.
O Rei ordenou então ao mestre que escrevesse um poema que retratasse a harmonia, tudo sobre harmonia, e que ele fosse entregue até o início do anoitecer do outro dia.
No outro dia, antes do início do anoitecer, o velho monge retornou ao castelo, conforme havia mandado o soberano rei.
O monge foi levado à presença do rei, que já demonstrava ansiedade, curiosidade, enfim iria ler os versos que o famoso monge havia escrito.
O monge tranqüilamente, estendeu a mão e entregou um pergaminho ao rei, o monge havia escrito em uma folha de papel de arroz, enrolado na forma de um canudo.
O rei rapidamente desenrolou o pergaminho, olhou, buscou, buscou... e ficou furioso, no centro do papel de arroz havia escrito uma frase, somente uma frase.
A frase estava escrita com letras tão pequenas, tão pequenas, e tão difícil de serem lidas que o rei, furioso atirou o pergaminho no chão.
"Isso...!?, e quanto tempo você levou para escrever isso!?'' gritou o enfurecido rei.
''Mais de noventa anos'' - respondeu serenamente o velho mestre dirigindo-se lentamente em direção à porta por onde entrara.
"A essência do Zen está na arte de descobrir a natureza do próprio ser; libertar nossas energias naturais, ela nos impulsiona a expressar nossa capacidade de felicidade e amor.
Ela aponta para uma verdadeira realização do estado de bem-estar, Satori, um estado em que a pessoa se acha completamente harmonizada com a realidade fora e dentro de si mesma, em plena percepção dessa realidade."
Por Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Respiração - A força da vida
A respiração é vista, em geral, apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém estudos mostram que existe uma relação muito forte entre a respiração inconsciente e o sistema emocional, e seu reflexo na qualidade de vida e saúde pessoal.
O cotidiano, nos dias atuais, tem sido marcado, sentido e percebido por medos, dúvidas, surpresas e conflitos, que refletem em um aumento considerável da insegurança nas relações humanas, na qualidade de vida e saúde pessoal . Estas situações provocam respostas inconscientes do tipo "sobrevivência", que geram mudanças em nosso comportamento físico e mental.
O sistema respiratório e o sistema cardíaco desistabilizados, perda de vigor físico e mental, estresse e muitos outros desconfortos pessoais, são algumas das respostas às manifestações provocadas por esse cotidiano, por essas mudanças no comportamento.
Estudos têm mostrado que um bom nível de oxigênio, diminui a oxidose na circulação sangüínea, contribuindo para a melhoria das funções orgânicas, qualidade de saúde pessoal e de vida, condições importantes para vivermos nosso cotidiano com vigor e disposição.
Técnicas de respiração, como o Kokyu, se praticadas regularmente e orientadas por profissional competente, têm mostrado que é possível estimular-se o aumento do controle sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde pessoal.
-----------------------------------------------------------------------
O
Kendo e o
Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
. Auto estima
. Auto controle
. Reflexão
. Percepção corporal
. Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração
Kendo: A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos Samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
1 - Dojo - O Local para as artes
2 - Kendo - O ser em Movimento
3 - A espada - Os desafios da vida
Taejutsu: A arte do equilíbrio mente e corpo pela harmonia da respiração, consciência corporal e mobilidade física.
1 - A meditação
2 - O equilíbrio mente e corpo
3 - A harmonia do movimento
4 - A superação
Kokyu: A Respiração e o esforço físico harmonizados, uma linguagem respiratória do movimento humano.
A Respiração e a emoção vividas como o Movimento e adesão emocional do ser.
1 - A respiraçâo , uma linguagem
2 - O ser , a respiração e o movimento
3 - A força da vida
-----------------------------------------------------------------------
Professor Joaquim Santos
[email protected]
Tel.: 8122-0430
Personal trainer coach:
Artes Zen: Kendo, Taejutsu e Kokyu - Atendimento em grupo e individual.
Dojo - R. Hans Staden 24 Botafogo. Tel.: 25276860 -
Arte-ser
Personal Life coach:
Vida pessoal e Vida profissional - Atendimento individual
Personal Design Work:
Gestão em Organização de Negócios -
Abordagem TQC "Tot Quality Control''.
Qualidade de Vida no Trabalho