Laranjeiras, 23/11/07
Podes fazer?
Uma domadora de animais ferozes fazia uma demonstração de suas habilidades em praça pública. Sem fazer uso de qualquer forma de agressão ela os controlava, seu domínio sobre os animais era tanto que não havia animal, por mais feroz que fosse, que não se tornasse dócil quando em sua presença, ao seu chamado.
De repente aconteceu...,
Um animal feroz, após escapar da jaula, correu enfurecido em sua direção ..., a platéia, estarrecida, assustada, temerosa, esperou boquiaberta pelo desfecho da assustadora cena ...
A domadora, ao perceber a inesperada e perigosa situação, ajoelhou-se e delicadamente ofereceu ao animal um pequeno pedaço de carne, colocada no centro da palma de sua pequena mão.
O feroz animal, que vinha correndo enlouquecido ,então parou em frente da domadora, pegou o pedaço de carne ,e, sem causar qualquer dano à domadora, deitou-se mansamente ao seus pés.
As pessoas ficaram pasmas, foi o delírio geral;
As pessoas se levantaram, bateram palmas, gritaram,..., maravilhadas ao verem a inquestionável e inesquecível demonstração de habilidade da domadora.
A domadora, orgulhosa de seu feito, distribuindo beijos ao vento, acenos e mesuras a todos, agradeceu a justa e gloriosa manifestação da platéia.
Mas algo chamou sua atenção....
Observou que um velho, mesmo tendo presenciado toda aquela perigosa e dramática situação, permanecia impassível, parado, olhando, sem demostrar qualquer reação.
Indignada com tamanha indiferença , a domadora foi até onde estava o velho e desdenhosamente perguntou:
"Não gostou?"
"Qualquer um pode fazer isso", respondeu o velho.
"Qualquer um ?!!!" , perguntou ironicamente a domadora.
"Sim" , respondeu o velho
"Você pode fazer isso ?!!", perguntou a domadora ,de maneira arrogante e desafiadora.
"Sim, se um animal feroz pode fazer isso, qualquer pessoa também pode fazê-lo" respondeu o velho mestre Zen
Satori, A iluminação, a libertação do seu Eu
Uma vez libertados da falsa concepção do ser, residentes no Ego, temos em seguida de acordar a nossa íntima e pura sabedoria divina, chamada pelos mestres Zen, a mente do Buda (Buda é traduzido como o iluminado, ou o libertado), o caminho pelo qual o homem experimenta a iluminação ou a libertação de seu Eu.
É a luz divina, o céu interno, a chave de todos os tesouros da mente, o ponto focal do pensamento e da consciência, a origem da potência e da força, o assento da bondade, da justiça, da simpatia e da medida de todas as coisas. Quando esse conhecimento interno é plenamente despertado, estamos apto as a compreender que cada um de nós é idêntico em espírito, em ser e em natureza à vida universal.
Essa iluminação eleva a nossa força moral, abre nossos olhos espirituais, desvenda nossos poderes, comunica-se conosco.
Nos mostra que a vida não é um mar de nascimentos, doenças, velhice e morte, nem um vale de lágrimas, e sim o santo templo de Buda, a "Terra Pura".
Então o nosso espírito é totalmente transformado, já não nos atormentam a cólera e o ódio, não somos mais feridos pela inveja e ambição, nem mais torturados pelas penas e dúvidas.
Seu objetivo aponta para uma verdadeira realização do estado de bem-estar.
Um estado em que a pessoa se acha completamente harmonizada com a realidade fora e dentro de si mesma, em estado de plena percepção dessa realidade, a pessoa como um todo, e não em partes.
A pessoa que vivência este estado, Satori, se torna aberto e receptivo para o mundo pois deixou de se apegar a si mesmo com a uma coisa e assim tornar-se vazio e pronto para receber.
Por Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Dentre os exercícios Zen podemos encontrar as
práticas de ...
Kendo
A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
Taejutsu
Arte de ataque e defesa baseada no equilíbrio mente e corpo pela harmonia da consciência corporal e mobilidade do corpo.
O
Kendo e o Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
Auto estima
Auto controle
Reflexão
Percepção corporal
Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração
O dojo -
O Local para a prática das Artes Zen |
|
A Meditação - Harmonizando a Mente e o Corpo
|
A Respiração - O repensar pela Respiração |
|
A espada - Os Desafios da vida
|
Kendo 1 - A preparação
|
|
Kendo 2 - O Movimento
|
Taejutsu - A consciência corporal
|
-----------------------------------------------------------------------
Professor Joaquim Santos
Graduado pela Federação Brasileirade Kendo
Professor de Kendo, Taejutsu e
Personal Trainer: 81220430
Local: Arte-ser
Rua Hans Staden 24 - Botafogo
Tel.: (21) 25276860