Laranjeiras, 27/02/09
Podes mostrar agora ?
Um estudante Zen estava infeliz com suas próprias reações.
Frequentemente suas "explosões" lhe traziam desconfortos e problemas de relacionamento,
vivia se envolvendo em situações desagradáveis.
Ele percebia que estava se tornando uma pessoa insuportável, o que mais lhe trazia infelicidade.
Não suportando essa angústia, resolveu procurar um mestre Zen que vivia nas margens de um pequeno rio em uma pequena aldeia.
Ao chegar na aldeia, foi até o rio que passava nos fundos da aldeia:
O rio era pequeno, com águas calmas e claras. O movimento de suas águas fluía em sinuosa e alegre harmonia para a linha além horizonte.
Sentado sobre uma pedra, na margem do pequeno rio estava o mestre Zen: com a postura ereta, o olhar sereno e os pés, os pés dentro d'água. Seu olhar fixo nos pés dentro da água sugeria uma aparente e alegre distração.
Com lentos e harmoniosos movimentos de pés, ele criava desenhos, com formas livres, ao sabor do fluir das águas. O rio, o mestre, o desenho, sugeriam uma tranqüila e alegre harmonia
Aproximando-se do mestre, o estudante pergunta, ansioso pela solução de sua angústia:
"Mestre, eu tenho um temperamento impossível de controlar, como posso controlá-lo?
"Mostre-me, preciso ver para te ajudar " respondeu o Mestre, sem se alterar
"Não da para mostrar agora, neste exato momento. Ele surge quando menos espero" - respondeu o jovem, mais angustiado ainda.
"Então, ele não deve fazer parte a sua verdadeira natureza, se fosse, você poderia mostrar para mim a qualquer momento.
Quando você nasceu, você não o possuía" respondeu o Velho mestre Zen, desenhando, com os pés dentro da água, outras formas livres, ao sabor do fluir das águas.
"A essência do Zen está na arte de descobrir a natureza do próprio ser; libertar nossas energias naturais, ela nos impulsiona a expressar nossa capacidade de felicidade e amor.
Ela aponta para uma verdadeira realização do estado de bem-estar, Satori, um estado em que a pessoa se acha completamente harmonizada com a realidade fora e dentro de si mesma, em plena percepção dessa realidade."
Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Respiração - A força da vida
A respiração é vista, em geral, apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém estudos mostram que existe uma relação muito forte entre a respiração inconsciente e o sistema emocional, e seu reflexo na qualidade de vida e saúde pessoal.
O cotidiano, nos dias atuais, tem sido marcado, sentido e percebido por medos, dúvidas, surpresas e conflitos, que refletem em um aumento considerável da insegurança nas relações humanas, na qualidade de vida e saúde pessoal . Estas situações provocam respostas inconscientes do tipo "sobrevivência", que geram mudanças em nosso comportamento físico e mental.
O sistema respiratório e o sistema cardíaco desistabilizados, perda de vigor físico e mental, estresse e muitos outros desconfortos pessoais, são algumas das respostas às manifestações provocadas por esse cotidiano, por essas mudanças no comportamento.
Estudos têm mostrado que um bom nível de oxigênio, diminui a oxidose na circulação sangüínea, contribuindo para a melhoria das funções orgânicas, qualidade de saúde pessoal e de vida, condições importantes para vivermos nosso cotidiano com vigor e disposição.
Técnicas de respiração, como o Kokyu, se praticadas regularmente e orientadas por profissional competente, têm mostrado que é possível estimular-se o aumento do controle sobre o sistema nervoso central, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde pessoal.
-----------------------------------------------------------------------
O
Kendo e o
Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
. Auto estima
. Auto controle
. Reflexão
. Percepção corporal
. Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração.
Kendo: A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos Samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
Taejutsu: A arte do equilíbrio mente e corpo pela harmonia da respiração, consciência corporal e mobilidade física.
Kokyu: A Respiração e o esforço físico harmonizados, uma linguagem respiratória do movimento humano.
A Respiração e a emoção vividas como o Movimento e adesão emocional do ser.
CLIQUE NA FOTO E VEJA O VIDEO
-----------------------------------------------------------------------
Professor Joaquim Santos
[email protected]
Tel.: 8122-0430
Personal trainer coach:
Artes Zen: Kendo, Taejutsu e Kokyu - Atendimento em grupo e individual.
Dojo - R. Hans Staden 24 Botafogo. Tel.: 25276860 -
Arte-ser
Personal Life coach:
Vida pessoal e Vida profissional - Atendimento individual
Personal Design Work:
Gestão em Organização de Negócios -
Abordagem TQC "Tot Quality Control''.
Qualidade de Vida no Trabalho