Laranjeiras, 28/09/07
Uma afirmação, uma negação
Um discípulo empunhando uma bengala diz ao mestre Zen:
"Dizeis que isto é uma bengala e afirmareis, dizei que isto não é uma bengala e negareis. Agora, não afirmando ou negando, o que direis?
O mestre Zen tomando a bengala de suas mãos e quebrando-a em dois pedaços serenamente rebate: "O que é isto então?"
A lógica nos intimida tanto que trememos só de ouvir falar seu nome.
A mente habituada a trabalhar desde seu despertar do intelecto, sob a rígida e limitante disciplina do dualismo lógico, não aceita a possibilidade de desfazer a sua pesada e desconfortável carga imaginária de duas possibilidades.
Para vivermos uma vida de real liberdade é necessário que abandonemos a antítese do "SIM" e do "NÂO".
Ao dizermos "SIM", concordamos e com ela nos limitamos; quando dizemos "NÂO", negamos e negando excluímos; a limitação e a exclusão rechaçam a alma.
A alma vive em plena liberdade e unidade, e não há liberdade e unidade com limitação ou exclusão.
O caminho Zen nos conduz, de acordo com as necessidades da nossa vida interna, até um reino absoluto, em que não existe qualquer antítese. A afirmação ou negação é relativa e nunca absoluta, como relativa, dualista a vida perde sua originalidade criativa e se torna um processo mecânico, sem alma.
A vida é uma afirmação em si mesma, e para ser livre precisa ser absoluta, e para ser absoluta precisa transceder as limitações e antíteses que impedem sua livre atividade.
A Arte Zen está em descobrir a natureza do próprio ser, liberar nossas energias naturais, nos levando a expressar nossa capacidade de felicidade e amor.
Uma das praticas da Arte Zen se faz pela harmonia do corpo mente e movimento.
Por Joaquim Santos
-----------------------------------------------------------------------
Sobre o movimento ....
O
Kendo e o Taejutsu fazem parte da Filosofia do
Budo, Código Ético do Samurai, para moldar o caráter pelo equilíbrio entre mente e o corpo. Sua prática vem favorecer a melhoria da qualidade de vida do praticante, estimulando a:
Auto estima
Auto controle
Reflexão
Percepção corporal
Superação de quatro obstáculos mentais comuns ao cotidiano: medo, dúvida, surpresa e conflito
O aprendizado se faz pela vivência pessoal, auto-reflexão, interação entre os participantes e sob orientação do professor, feita um a um, coração a coração
Kendo
A antiga arte da esgrima japonesa, desenvolvida a partir das técnicas de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu, que remonta a 789 a.c.
Taejutsu
Arte de ataque e defesa baseada no equilíbrio mente e corpo pela harmonia da consciência corporal e mobilidade do corpo.
Professor Joaquim Santos
Graduado pela Federação Brasileira
de Kendo
Professor de Kendo, Taejutsu e
Personal Trainer: 81220430
Local: Arte-ser
Rua Hans Staden 24 - Botafogo
Tel.: (21) 25276860