Laranjeiras, 01/06/07
Uma solução simples e eficiente
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Em fevereiro último este site em matéria sobre Ben Gurion, alertou para o problema da população de rua instalada na praça que o homenageia.
Na edição de março o jornal Folha da Laranjeira voltou a levantar o problema que vinha preocupando muitos moradores do bairro. A reportagem de capa abordava os problemas de insegurança e desordem causados pelos mendigos dali.
O jornal O Globo também tocou no problema no caderno Zona Sul do dia 5 de abril. A discussão em torno do assunto gerou resultados, pois a partir de uma reunião envolvendo vários seguimentos do bairro, o subprefeito Marcelo Maywald tomou a decisão de pedir à fundação Parques e Jardins o fechamento dos registros do chafariz instalado na praça.
A medida foi tomada atendendo a uma solicitação do Dr. Manoel de Carvalho, diretor da clínica Perinatal que fica em frente a praça e que, segundo o jornal Folha da Laranjeira, está interessado em adotar o lugar. Para o diretor da Perinatal o chafariz é um dos facilitadores para permanência ali da população de rua, tendo em vista que com a água do chafaris estas pessoas tem sua subsistência garantida, tomam banho e lavado roupas e carros.
A assessoria de imprensa da clínica, porém, confirma apenas as reuniões com a subprefeitura. Segundo eles existe um estudo visando uma parceria com a prefeitura e não propriamente um projeto de adoção da praça.
A ausência da água no chafaris surtiu grande efeito. Desde o seu desligamento, a aproxi-madamente um mês, que ali não há mais mendigos.
Um projeto de melhoria na iluminação e outras medidas também estão sendo discuti-das, para levar cada vez mais segurança e a uma melhor utilização da praça.