Laranjeiras, 02/02/07
Médico vietnamita encerra treinamento inédito no INCL
Procedimento de intervenção cardíaca é mais econômico e acelera recuperação do paciente
Nos dias 29 e 30 de janeiro, o médico vietnamita radicado na Alemanha,
Thong-Phi-Lê encerrou no
Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INCL) um treinamento iniciado em 2005. Em sua terceira visita, o especialista em cateterismo cardíaco de defeitos congênitos, concluiu o ciclo de atividades do intercâmbio entre o INCL e a Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
Dr. Lê esteve preparando os cardiologistas do Instituto para utilizarem uma técnica mais simples e barata para fechamento de defeitos congênitos nas paredes do ventrículo (doença cardíaca congênita), sem necessitar de cirurgia. Dez adolescentes foram beneficiados pelo procedimento pouco invasivo. Até sua primeira visita, em janeiro de 2005, a técnica era inédita no país e os resultados das primeiras intervenções comprovaram sua eficácia e benefícios.
De acordo com
Dr. Luiz Carlos Simões, Chefe do Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente, o defeito no septo inter-ventricular pode ser descoberto nas primeiras semanas de vida e consiste em um orifício anormal comunicando os dois ventrículos. Ele pode ser o local de uma infecção bacteriana, incapacitar profissionalmente o paciente e até levá-lo a uma insuficiência cardíaca. A maneira mais comum de resolver o problema envolve uma cirurgia cardíaca complexa, com abertura de tórax. A técnica utilizada pelo Dr. Lê é aplicada aos casos mais simples da doença, que são a maioria. Nela, uma prótese é levada até o coração, através de um cateterismo, para fechar o orifício. Desenvolvida na Alemanha, a tecnologia empregada é mais simples e menos invasiva, reduzindo o tempo de internação e recuperação do paciente. Além disso, o custo da prótese é menor em comparação com as outras existentes no mercado.
A conclusão do treinamento beneficiou 22 pacientes. Nesta etapa, médicos de outros estados brasileiros acompanharam os procedimentos no INCL. Atualmente essa técnica é utilizada com sucesso na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
-----------------------------------------------------------------------
Na foto de Clarice Castro: Dr. Luiz Carlos Simões e Thong-Phi-Lê.