Laranjeiras, 02/03/07
Clube da Boa Leitura,
o som da literatura
Por Thadeu Rabelo
[email protected]
O Clube da Boa Leitura, situado na rua São Salvador, é uma instituição particular sem fins lucrativos que recebe o título de Utilidade Pública Estadual, o que isenta o pagamento de Imposto de Renda, um ótimo apoio ao grupo de mais de 70 voluntários que mantêm a Instituição.
Trata-se de uma biblioteca destinada aos cegos. Os volumes literários são todos narrados, gravados em fitas e disponibilizados para os sócios levarem o material para apreciação auditiva das obras, sejam elas best-sellers ou clássicos da literatura brasileira e mundial.
O projeto teve início na década de 70, quando o professor do Instituto Benjamin Constant, Beno Arno Marquardt reunia um grupo de amigos em sua casa, para leitura em Braile. Mais tarde começaram a gravar as narrativas em fitas e aos poucos outras pessoas se mobilizavam e apareciam para ler no pequeno quarto de empregada da casa de Beno. Fundou-se, então, um clube de leitura para os que não enxergam.
Qualquer cego pode filiar-se ao Clube, que pertence a eles próprios. Ali acontecem assembléias onde os sócios-cegos opinam, criticam e sugerem sobre a administração da biblioteca, fazendo com que o público cativo seja sempre bem atendido. A mensalidade varia do bom senso de cada sócio, as contribuições são livres de valor e data, cada um ajuda com o que pode.
Hoje o acervo conta com 3.500 obras gravadas e disponíveis para empréstimo, tendo inclusive publicações atuais como "O Código Da Vinci" ou "O caçador de pipas". Todo esse trabalho é feito por voluntários ledores. Os livros que serão gravados são separados e os ledores escolhem quais querem gravar, levam para suas casas e entregam o livro gravado nos mínimos detalhes, alguns até descrevem a capa e figuras para dar mais originalidade à reprodução.
Para ser ledor basta se apresentar ao clube na ciência de que narrar um livro inteiro não é uma tarefa fácil, embora compensadora. O tom da narrativa é acelerado e bem diferente do habitual, pois a leitura pausada entedia o ouvinte. Para tal, leve uma fita com algum conto ou trecho de texto gravado de cerca de 15 minutos. Os voluntários do clube irão avaliar a performance e adicionar dicas para uma leitura perfeita.
CBL: Clube da Boa Leitura
Rua São Salvador, 56 - Laranjeiras
Tel.: (21) 2208-2191
E-mail:
[email protected]
Horários:
Segunda e Sexta de 10 às 17 h
Terça, Quarta e Quinta de 14 ás 17 h