Laranjeiras, 05/01/07
Recicloteca
Nem tudo que vai para a lixeira é lixo
Por
Thadeu Rabelo
[email protected]
Situada num casarão da Rua Paissandu, 362 em Laranjeiras, a
Recicloteca apresenta uma proposta ecológica que atinge o
"x" da questão: a reciclagem e o reaproveitamento do lixo, com ênfase nos resíduos sólidos. Um projeto da
ONG Ecomarapendi.
A sua criação embrionária aconteceu na Barra da Tijuca, onde a Lagoa de Marapendi era campeã em acúmulo de lixo e esgoto. Por volta de 1987, Vera Chavalier, moradora da região, organizou junto com outros moradores uma coleta seletiva do lixo dos prédios, visando diminuir o impacto da poluição no lugar.
O interesse foi tão grande que criou-se então a Ong Ecomarapendi. Para auxiliar os trabalhos que eram realizados, a Ong deu inicio a um projeto de pesquisa das questões ambientais - livros, revistas, jornais, vídeos, monografias, etc - tudo voltado para a otimização do que a Ecomarapendi começou a fazer sem nenhuma base teórica. Assim surgiu a
Recicloteca, com um acervo de material teórico ambiental dos mais vastos da cidade.
Em 1993 o projeto ganhou patrocínio da AmBev (na época, ainda Brahma), o que permitiu ao grupo sair da Barra, onde o contato com crianças era pequeno, e ir para um lugar de fácil acesso e mais próximo do Centro. O casarão da Paissandu caiu como uma luva, mas antes a Recicloteca teve passagem por Botafogo (numa saleta do Ed. Argentina), Sambódromo e Rua Alice.
Hoje o lugar é visitado por um público que vai de crianças a acadêmicos, com o objetivo de adaptar a questão ambiental para cada realidade, procurar soluções e resolver problemas. Circulam pela sua sede cerca de 800 pessoas por mês, entre visitantes, atendimentos e espectadores de palestras. A Recicloteca recebe cerca de 100 telefonemas por mês de pessoas, de todo o Brasil, atrás de informações sobre reciclagem e reaproveitamento.
No espaço há exposições de cartazes, vídeos, cursos e palestras. Qualquer pessoa pode visitar o local de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas e ver as exposições, conhecer o acervo e o Reciclarte.
A exposição permanente mostra trabalhos de artesãos a partir de material reaproveitado. São bichinhos de sacola plástica, saias com embalagens de balas, camisas de caixa de leite picotados, poltronas de garrafas pet e muito mais.
O site da Recicloteca (
www.recicloteca.org.br) é um grande banco de dados sobre ecologia, meio ambiente, reciclagem e reaproveitamento de material. Um informativo virtual é divulgado para aqueles que preencherem cadastro no site. Através dessa porta o grupo alcança cerca de 49.000 visitas por mês e responde cerca de 120 e-mails que chegam nas caixas do projeto todo mês. Remetentes não só do Rio de Janeiro como de todo o país, tal o alcance que a idéia de construir através do lixo atingiu.
Recicloteca e ONG Ecopmarapendi
Rua Paissandu 362 - Laranjeiras
Tel.: (21) 2552-6393 / 2551-6215
www.recicloteca.org.br
Equipe Recicloteca:
Vera Chevalier
Eduardo Bernhardt
Caroline Oliveira
Carolina Souza
Érica Sepúlveda
Magna Galvão
Naira Tavares
Jéssica Braz