Laranjeiras, 05/04/07
Programa de Reabilitação Cardíaca no INC
Com o objetivo de prevenir e tratar as doenças cardiovasculares, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), referência do Ministério da Saúde no tratamento de doenças cardíacas, inaugurou no dia 04 de abril o
Programa de Reabilitação Cardíaca.
O programa conta com uma sala exclusiva, com capacidade para atender 200 pacientes, equipada com aparelhos de musculação para os principais grupos musculares, três esteiras, cinco bicicletas, além de equipamentos de segurança como, desfibrilador, monitores e material de parada cardiorrespiratória. A equipe é formada por auxiliares de enfermagem, cardiologistas, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.
O serviço funciona as segundas, quartas e sextas, de 08h às 12h. Os funcionários do Instituto poderão utilizar o espaço em horários alternativos, de 06h às 08h e de 12h às 14h, fora de horário de expediente.
Os pré-requisitos para a atividade física:
- Uma avaliação que inclua o histórico clínico do paciente, exames físicos e complementares, como o teste ergométrico e o cardiopulmonar.
Os benefícios da atividade física ao coração:
- Mudanças hemodinâmicas, metabólicas, miocárdicas, vasculares, alimentares e psicológicas que estão associadas ao melhor controle dos fatores de risco e à melhora da qualidade de vida.
Apesar da atividade física ser benéfica para a saúde dos hipertensos, exercícios inadequados, como musculação mal orientada, oferecem risco elevado.
Nesse caso, o exercício indicado é o aeróbio, três vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% da freqüência cardíaca máxima. Esse exercício auxilia na redução da pressão arterial.