Laranjeiras, 06/04/07
A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE PARA QUEM NÃO CONHECEMOS
A medicina avança a passos largos, mas mesmo com todas as novas tecnologias, ainda não se inventou um substituto para o sangue humano. E, por isso, quem precisa de sangue para sobreviver só pode contar com outro ser humano para isso.
O Hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (INC) precisa, mensalmente, de 350 bolsas de sangue e, no entanto, mal chega a 300 bolsas - sendo que estas são obtidas, principalmente, com parentes e amigos de pacientes, e uns poucos voluntários.
Poucas pessoas sabem da existência deste Hemonúcleo, que foi criado com o objetivo de atender aos hospitais públicos da região, mas que devido ao baixo número de doações atende apenas ao próprio Instituto.
O
Café da Manhã Solidário, que vai acontecer
dia 14 de abril (sábado), de 8h às 12h, no Colégio Miraflores, é um evento de iniciativa do site bairrodaslaranjeiras.com.br, com apoio de vários parceiros e patrocinadores, que tem como objetivo incentivar a
doação de sangue para o Hemonúcleo do INC e, para isso, vai unir o útil ao agradável, oferecendo a todos que forem fazer a doação um café da manhã reforçado, com sucos, bolos, e música ao vivo da Pro Arte.
Embora todos saibam da importância da doação de sangue, ainda são poucos os que se dispõem a doar. Há pessoas que sempre têm uma desculpa, e há aquelas que têm medo. Para as que têm uma desculpa...nada a fazer, a não ser esperar que, depois de vários campanhas de conscientização, elas, um dia, se disponham a ajudar.
Mas para os que não doam por medo é bom desmistificar algumas lendas.
Para começar é interessante esclarecer que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Cada pessoa doa cerca de 450 ml de sangue. Normalmente, um adulto tem no organismo cinco litros de sangue. Portanto, a quantidade retirada é reposta naturalmente.
Outros fatos importantes sobre a doação de sangue:
- Ela não demora mais de meia hora. A doação em si dura de 6 a 10 minutos.
- Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança ao doador.
- O processo é indolor.
- Doar não engorda nem emagrece e não afina nem engrossa o sangue.
- Não vicia, ou seja, a pessoa não vai sentir necessidade de doar sempre.
Como acontece o processo
Para doar não é preciso estar em jejum. Antes, a pessoa deve beber ou comer algo que seja leve, e não deve ingerir alimentos gordurosos, tipo manteiga.
Antes da doação, o voluntário preenche um questionário e é submetido a uma triagem clínica, na qual podem ser detectados alguns fatores que possam impedir a sua doação. Após cada doação, serão realizados alguns testes, como pesquisa de anticorpos irregulares e hepatite, entre outros.
O que é feito com o sangue
Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sangüíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma), que são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única bolsa doada pode beneficiar até três pacientes.
É importante registrar que nunca se deve doar sangue quando o que se deseja é apenas fazer um exame para detectar a Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita ou informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997.
Se você nunca doou...
...lembre-se: é comum que a doação dos amigos e parentes não seja suficiente para salvar uma vida. Por isso, a doação de sangue para aquele que não conhecemos é um gesto de extremo valor.
Participe! Doar Sangue é salvar vidas
Café da Manhã Solidário
Dia: 14 de abril (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: Colégio Miraflores. Rua das Laranjeiras, 543
Traga, também, um livro usado para doar a ONG Reviver Obras Sociais.
Saiba o que é preciso para DOAR SANGUE
Ajude a divulgar este evento, imprima o cartaz e cole na sua portaria, academia ou escola. Obrigada!
CARTAZ.doc