Laranjeiras, 06/12/06
Banco de Sangue em
Laranjeiras. Você sabia?
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Todo mundo já pensou em doar sangue pelo menos uma vez na vida, mas a maioria das pessoas acaba adiando esse ato tão importante. Os motivos são os mais variados, muita gente tem medo de contaminação, outros acreditam que precisam estar em jejum ou então que o banco de sangue é longe de sua casa.
Acontece que a maioria dos moradores de Laranjeiras e Cosme Velho desconhece a existência do hemonúcleo, que funciona no
Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras desde 1993 e foi totalmente reformado e modernizado em 2006.
Essa unidade de coleta de sangue, única da Zona Sul do Rio de Janeiro, foi criada com o objetivo de atender aos hospitais públicos da nossa região, porém devido ao baixo número de doações, apenas o próprio Instituto vem sendo atendido.
Segundo a doutora Iva Pestana Simões, responsável pelo banco de sangue, as doações são feitas quase que exclusivamente por parentes e amigos dos pacientes que irão passar por cirurgias.
A doutora ainda explica que ao contrário do que se imagina, o jejum além de não ser necessário deve ser evitado, e que os procedimentos garantem a total segurança, tanto para o doador quanto para o paciente. Todos os instrumentos são descartáveis e não existe risco de contaminação para o doador.
Bem acabaram as desculpas, aproveite que começa agora o período de festas e férias e faça a sua doação, ajudando a abastecer os bancos de sangue. Neste período a necessidade de transfusões sempre aumenta. O processo é rápido, dura em torno de trinta minutos e a doação pode ser feita de segunda à sexta, das oito da manhã as duas da tarde, e ainda há um lanche no final. É um bom momento para a população de Laranjeiras e Cosme Velho mostrar o espírito solidário dos cariocas.
Veja o que é necessário para doar sangue.
-----------------------------------------------------------------------