Laranjeiras, 09/03/07
Figueira centenária será derrubada na Rua Alice
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Em breve a Rua Alice em Laranjeiras perderá a sombra da bela figueira centenária que fica dentro da Escola de Música Pro Arte. A árvore que tem mais de cinco metros de altura, terá que ser derrubada.
A empresa contratada para fazer o corte da figueira deve começar os trabalhos as oito da manhã e levar o dia todo. A ação envolverá também a Cet-Rio, que irá interditar a rua durante o processo de derrubada da figueira e a Light, que vai ter que cortar a energia do entorno para evitar que o contato dos galhos com os fios de alta tensão causem incêndios.
Segundo a Fundação Parques e Jardins, além de precisar de um espaço maior para suas raízes crescerem, a árvore encontra-se infestada de cupins e se não for retirada, corre o risco de desabar sobre a rua, problema que já ocorreu com outras três árvores que ficavam nos fundos do casarão e que acabaram caindo durante a forte ventania que balançou a cidade na madrugada do dia 31 de agosto do ano passado. Na ocasião as árvores, também de grande porte, acabaram não resistindo aos ventos e tombaram, destruindo parte do muro da Escola e telhado das casas vizinhas.
O clima na Pro Arte é de despedida. A diretora artística Rejane França conta que os alunos e professores se sentem muito tristes com a remoção da figueira que é um símbolo da escola, além de atrair visitantes, mas que infelizmente não é possível que a árvore continue ali, pois, além do perigo, suas enormes raízes podem causar danos à estrutura da casa.
Por ironia, 2007 é o no ano de comemoração dos 50 anos de existência da Pro Arte, e esse presente, infelizmente, ninguém por ali gostou de receber. Mas a escola promete várias homenagens à árvore que por anos foi espectadora de inúmeras aulas, concertos e recitais.
Durante o mês de abril haverá recitais todas as quintas-feiras com a participação dos alunos. Também está agendado, para o dia 19 de abril, um concerto da Oficina Instrumental Universal na Sala Baden Powell, em Copacabana. Além de homenagear a figueira esses eventos vão ajudar a cobrir os elevados custos que a derrubada da árvore causará a Pro Arte.