Cosme Velho, 11/05/07
Um fim de semana no bairro
Feijoada, cinema e amigos
No fim de semana passado, tentando evitar a gastança dos dois dias de folga e precisando aguardar, sem dívidas, o 5º dia útil do mês, resolvi ficar pelo bairro e curtir o que ele tinha para oferecer. Gostei!
Logo cedo, no sábado, depois de um café da manhã comum, comecei a organizar a casa. Não gosto de faxina, mas fico feliz depois de ver que em mais ou menos 3 horas organizo toda a minha casa e deixo tudo limpinho pelo valor economizado de R$ 60,00. UAU!
Depois de um rápido banho, fui buscar um amiga na rodoviária e, já estando no horário do almoço, surgiu a pergunta: onde almoçar? Comentei que havia no bairro um bazar com uma feijoada por oito reais, evento do
Projeto Pedacinho da Gente. Sugestão aceita, lá fomos nós para a Igreja Cristo Redentor.
Estacionamento gratuito na porta e tranqüilidade. Compramos as fichas e arrumamos uma mesinha para sentar. Logo avistei alguns parceiros de outro evento (Café da Manhã Solidário), como o Luiz Eduardo - Diretor do
Colégio Miraflores e sua família, sentados numa grande mesa, bem como, o Guilherme - Chefe do
Grupo de Escoteiros João Ribeiro dos Santos que fazia um sorteio de camisetas e de pizzas do Varandas. Pena que não saiu pra mim, rs... já teria garantido o programa da noite.
A feijoada bem servida nos caiu muito bem. Satisfeitas em ver que outras
270 pessoas da região também tinham decidido participar deste sábado solidário, seguimos para a feira da Rua General Glicério, onde sempre tem um bom programa - Chorinho, feirinha de coisas interessantes, CDs raros, bebidas, livros e plantas, além é claro, das hortaliças que levamos para casa.
Nossa intenção era deixar o carro, ali mesmo, no estacionamento da Igreja e seguir a pé, mas infelizmente o espaço estava aberto apenas para a feijoada e, apesar de tentarmos convencer o rapaz que cuidava do lugar de que aos sábados a feira na General Glicério "rouba" as vagas do Jardim Laranjeiras, e que seria ótimo poder deixar o carro ali mais um pouco, tivemos que tirá-lo sob o argumento de que eram ordens superiores. Ordem boba... ali restou um enorme pátio vazio, enquanto os moradores da General e adjacências tem que disputar vagas e pagar por elas aos flanelinhas que fazem ponto na região aos sábados. Uma pena. Nem tudo é pensado em prol do morador do bairro.
No dia seguinte, domingão de futebol... o bairro vazio. Bom para passear. Não sou torcedora e nem estava ligada nisso, mas minha amiga é MENGOOOOO... e fizemos um acordo: eu assistiria o jogo e ela iria comigo ao cinema à noite. Combinado? combinado. O jogo foi emocionante, eu cochilei até o primeiro gol... depois assisti aos pênaltis de olho no relógio, controlando o horário da
primeira sessão do Cineclube Águas Férreas a céu aberto. Minha expectativa era grande - daria certo? Haveria público? O som seria potente para a Praça? O projetor daria conta da enorme tela?
Fim de jogo, lá fomos nós a pé mesmo. Nada como caminhar pelo bairro, até parece seguro e tirando as estreitas calçadas do Cosme Velho, o caminho estava agradável... poucos carros devido ao jogo. Chegando lá me surpreendi. Apesar do pouco público, cerca de 70 pessoas, o clima estava perfeito - show! As luzes da praça semi-apagadas, a enorme tela ao fundo, imagem maravilhosa, bossa nova com som perfeito. O filme exibido era
"Coisa Mais Linda" de Paulo Thiago, um documentário sobre a Bossa Nova.
Perfeita estava a noite... os trens vermelhos encostados na lateral da praça São Judas Tadeu, o Cristo Redentor brilhando de braços abertos, os amigos ali e os deliciosos pães de mel e brownie da
Art & Chocolate. Tudo de bom!
Depois do filme, as luzes não se acenderam, mas as conversas seguiram enquanto os organizadores desmontavam o equipamento. Animados com a qualidade do espaço e equipamento o cineclube aprovou a Praça como ponto fixo.
Voltamos todos pra casa caminhando e trocando idéias sobre o próximo evento na Praça.
E eu tenho, cada vez mais forte, a convicção de que vale a pena investir no nosso bairro. A tarefa é árdua, mas tem tudo pra dar certo.
Bom fim de semana para todos e curtam o bairro.
Isabel Vidal
[email protected]
-----------------------------------------------------------------------
O Cineclube Águas Férreas faz sua próxima exibição no sábado, dia 19/5 as 15h, no auditório da Igreja São Judas Tadeu. O filme ainda ao definido será para as crianças. A entrada é franca, mas quem puder, leve 1 kg de alimento não perecível.