Laranjeiras, 12/01/07
Praça Carlo Del Prete: tributo a um herói
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Quem passa pela praça Carlo Del Prete, provavelmente já se perguntou o que faz aquela escultura em forma de avião pendurada ali. Quem afinal foi Carlo Del Prete e por que merece ser homenageado ali próximo à Rua Pinheiro Machado, no coração do bairro de Laranjeiras?
Essa é uma história de pioneirismo e espírito aventureiro, marcas de homens que arriscaram as próprias vidas para dar forma a aviação. A década de 20 foi a década dos Raids, travessias perigosas feitas de avião envolvendo distancias ou percursos até então inéditos.
Carlo Del Prete foi um desses aventureiros. Junto com Arturo Ferrarin voou no "Santa Maria" - um avião Savola Marchetti S64, uma jóia da indústria aeronáutica de ponta da época, sem escalas entre as cidades de Montecélio, próximo a Roma e Touros no Rio Grande do Norte no ano de 1928.
A distancia de 7.188 Km foi percorrida em 49 horas e 19 minutos alcançando o recorde em vôo direto. Foi grande a comoção gerada pela viagem, tanto na Itália como no Brasil.
Depois de conseguir o feito inédito, os dois aventureiros passaram longa temporada em Natal, esperando que seu avião chegasse da pequena vila de Touros. Lá foram tratados como heróis, freqüentando as altas rodas da sociedade local.
Quando o "Santa Maria" teve condições de voltar aos céus, Del Prete e Ferrarin levantaram vôo e partiram rumo a então capital do país, o Rio de Janeiro, onde também foram recebidos com as merecidas honras.
Como muitos aventureiros daquela época, Carlo Del Prete morreu voando. Testando um avião S62, caiu sobre a baía de Guanabara no dia 16 de agosto de 1928, mesmo ano em que conseguiu sua maior façanha.
A escultura na praça do bairro é uma reprodução do avião usado pelos heróis italianos, e marca o lugar em que Del Prete recebeu suas homenagens póstumas, próximo do local onde ficava a embaixada italiana na ocasião de sua morte.