Laranjeiras, 12/01/07
INCL inaugura em janeiro o
Serviço de Reabilitação Cardíaca
Por Ana Cristina Tavares
[email protected]
Cada vez mais médicos especialistas prescrevem a prática de atividades físicas como um remédio eficaz para ter uma vida saudável e prevenir doenças. Sem falar que erradicar certos hábitos sedentários da vida cotidiana é porta de acesso aos padrões estéticos atuais. Porém, reduzir a massa corporal, aumentar a massa muscular e melhorar o condicionamento aeróbico exigem cuidados indispensáveis.
É crescente o número de pessoas que começam a se exercitar por conta própria, geralmente, em busca de recuperar algo que elas nunca fizeram antes. Na maioria dos casos, elas próprias definem qual o ritmo e a freqüência adequados, desconhecendo por completo quais são as suas reais capacidades físicas e psicológicas. A sobrecarga de exercícios imposta ao corpo pode causar lesões ou chegar a extremos irreversíveis como a morte súbita, muitas vezes a primeira apresentação de um cardiopata.
Cardiopatia é o quadro clínico de funcionamento inadequado do coração que restringe a realização de esforços físicos, decorrente de alterações estruturais e/ou funcionais da musculatura cardíaca (cardiomiopatias), dos vasos arteriais coronarianos (coronariopatias), das valvas cardíacas (valvopatias) e do pericárdio (membrana que envolve o coração); fora distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias).
Dr. Daniel Arkader Kopiler, cardio- logista, especialista em Medicina do Esporte (SBME) e
coordenador da Residência Médica do Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras (INCL) alerta que é fundamental, antes de qualquer atividade física, procurar um cardiologista ou médico do esporte. "É sempre importante manter uma consulta regular com um médico, mesmo que não se pretenda iniciar os exercícios, pois a prevenção é bem melhor que tratar uma doença. Porém se o objetivo é iniciar a prática de exercícios mesmo que por conta própria, é muito importante uma avaliação médica antes. Já os exames vão variar de acordo com a faixa-etária e a intensidade dos exercícios".
Ainda em janeiro, será inaugurado no INCL, um dos centros de referência mundial no tratamento de doenças cardíacas, o Serviço de Reabilitação Cardíaca, coordenado também pelo dr. Daniel Kopiler. Segundo ele, este trabalho será realizado tanto com os pacientes internados portadores de doenças cardiovasculares quanto com os funcionários do Instituto. Paralelamente, haverá incentivo ao desenvolvimento de pesquisa científica e o ensino, "Um modelo especificamente voltado para o ensino e pesquisa nesses moldes é pioneiro", afirma o cardiologista.
Para a Organização Mundial da Saúde (OSM), os programas de reabilitação cardíaca visam contribuir para melhores condições física, mental e social de cardiopatas de forma a reintegrá-los à sociedade e estimulá-los a levar uma vida normal.
O Serviço de Reabilitação terá um atendimento multidisciplinar, envolvendo profissionais da área médica, educação física, nutrição, psicologia, enfermagem e serviço social. A proposta é evidenciar a importância da prática de atividades físicas na reabilitação cardíaca, seus efeitos benéficos, algumas contra-indicações e propor mudanças no estilo de vida.
A sala será equipada com esteiras, bicicletas, equipamentos de musculação, monitores, frequencímetros e desfibrilador.
"Um dado importante é que esse tipo de atendimento deve ser encarado como um remédio, tamanho os benefícios que ele proporciona, como diminuição de risco de morte ou outros eventos, melhora da doença, da auto-estima e da qualidade de vida, entre outros.", acrescenta Dr. Daniel Kopiler.
INCL - Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras
Rua das Laranjeiras, nº 374 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
www.incl.rj.saude.gov.br
-----------------------------------------------------------------------
Foto: Prof. Dr. Daniel Arkader Kopiler, Doutor em Cardiologia UFRJ, Mestre em Cardiologia UERJ, Especialista em Medicina do Esporte SBME e Coordenador de Residência Médica do Instituo Nacional de Cardiologia Laranjeiras INCL