Cosme Velho, 17/05/07
Um belo trabalho de atendimento à crianças carentes
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Há 50 anos a rua Indiana, no Cosme Velho, abriga o
Centro Social Cristo Redentor. No começo o lugar era um internato que funcionava como uma espécie de orfanato, abrigando crianças entre dois e dezesseis anos que não tinham a presença da família.
A partir da década de 80 a instituição se transformou em uma creche que hoje atende 100 crianças, com idades entre dois e quatro anos. A maioria absoluta de meninas e meninos atendidos, é proveniente das comunidades carentes do entorno, como a comunidade dos Guararapes e do Cerro-Corá.
Ali as crianças passam dez horas por dia, entram às oito da manhã e ficam até as seis da tarde, quando são oferecidas quatro refeições diárias, além de um trabalho pedagógico que, respeitando a faixa etária de cada turma, forma a base do processo educacional pelo qual elas passarão nos próximos anos.
Nesse ano (2007) o Centro Social inaugurou um novo projeto que oferece reforço escolar para crianças mais velhas, de seis a doze anos, que também diariamente complementam seus estudos em horário oposto ao da escola, almoçam e lancham ou (os que estudam a tarde) tomam café da manhã.
Apesar do convênio com a prefeitura, que oferece cem reais por mês para cada criança até o total de 65 em troca de 20% das vagas, o lugar é mantido pela iniciativa privada, através da doação de dinheiro, alimentos, brinquedos, material escolar, roupas etc.
Em abril deste ano (2007) foi o Café da Manhã Solidário – evento organizado pelo site Bairro das Laranjeiras em parceria com o comércio de Laranjeiras e Cosme Velho, que visava a captação de sangue para o Instituto Nacional de Cardiologia – quem doou os alimentos excedentes do evento, reforçando o lanche das crianças.
Para quem quiser colaborar com o Centro, basta entrar em contato com uma das irmãs Palotinas, que são responsáveis pela Creche, e combinar uma visita.
Centro Social Cristo Redentor
Rua Indiana, nº 59 - Cosme Velho
Telefone: 2558-8998.