BRASIL BOM DE BOLA
O MIAN - Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil - inaugura no dia 01 de junho a exposição
Brasil bom de bola com obras de artistas naïfs brasileiros centradas no futebol e na Copa do Mundo. A mostra permanece até 31 de dezembro de 2006.
Composta de 30 quadros de artistas de dez estados diferentes, a mostra retrata as emoções envolvidas com o futebol e com a festa máxima desse esporte, a Copa do Mundo.
Pedro Paulo de Jesus, carioca, lembra a vitória de 1958, com um campo cheio de verde e os nomes dos primeiros campeões: Pelé, Vavá, Didi, Zito, Gilmar, Zagalo... Fuzinelli, paulista, mostra a briga para conseguir um ingresso para os jogos. Lula Nogueira, alagoano, retrata a comemoração num boteco. Dag França, goiana, pinta a comemoração com moda de viola. E Romulo Cardoso, do Espírito Santo, afirma que caminhamos rumo ao hexa-campeonato!
Fábio Sombra, outro carioca, usando de muito humor conta como a alegria de uns é a tristeza de outros: em
Gol do Brasil, um jogador argentino chora com o radio de pilha ao ouvido. Alba Cavalcanti, paraibana mostra a mistura das duas paixões brasileiras: o futebol e o Carnaval. Outras Copas também são lembradas, como o quadro de Dalvan, carioca, com o pênalti perdido dos italianos, que nos deu a Copa de 1994.
Enriquecida por textos auxiliares, a mostra lembra cada resultado e cada equipe responsável pelas vitórias de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Além disso, cada artista deu seu depoimento de como vivencia o futebol e as Copas do Mundo.
MIAN - Museu Internacional de Arte Naïf
Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho
Tel.: (21) 2205-8612 - Fax: (21) 2205-8884
E-mail:
[email protected]
Homepage:
www.museunaif.com.br
Saiba mais...