Cosme Velho, 01/12/06
Cineclube Águas Férreas:
A mais nova opção cultural do bairro
Por Constança Sabença
[email protected]
Com previsão de inauguração para o mês de dezembro próximo, o Cineclube Águas Férreas já vem causando burburinho entre os moradores do bairro de Laranjeiras e Cosme Velho. Trata-se de um espaço em homenagem a sétima arte, que pretende servir de "ponto de encontro" para amantes do cinema, moradores e freqüentadores do bairro. Como se não bastasse, uma casa centenária e bucólica - o Instituto Cultural Austregésilo de Athayde - abriga tal idéia genial, que funcionará quinzenalmente.
"O Águas Férreas é uma espécie de clube coletivo. Existem muitas pessoas que trabalham ou se interessam por cinema no bairro" salienta Vera de Paula (foto), uma das idealizadores do projeto que conta, até o momento, com a participação de 30 pessoas.
O cinema nacional será o foco principal das exibições do Águas Férreas, que terá debates - sempre na presença de um convidado especial - abordando o tema dos filmes apresentados. Além, do projeto "Prata da Casa" que exibirá exclusivamente filmes de artistas moradores do bairro, como é caso de Zelito Viana, Octávio Bezerra e Paulo Thiago, cineastas já consagrados.
Para começar com o pé direito, o sensível documentário "Janela da Alma", direção de Walter Carvalho e João Jardim, foi o escolhido para a estréia do Cineclube e o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos ocupará a cadeira de convidado especial da noite.
A inauguração do Cineclube certamente irá contribuir para o processo de revitalização do Cosme Velho e Laranjeiras, pretendendo alavancar o corredor cultural, a exemplo de iniciativas similares realizadas em outros bairros cariocas.
Seja bem-vindo Águas Férreas.
Serviço:
Cineclube Águas Férreas - Rua Cosme Velho, 599
Maiores Informações: Vera de Paula - 25571880
-----------------------------------------------------------------------
Uma realização do Corredor Cultural do Cosme Velho - CCCV