Exposição "CASA DE CADA UM"
O MIAN - Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil - inaugura no dia 10 de agosto a exposição de artistas naïfs brasileiros
A casa de cada um. A mostra, com obras de artistas de dez estados diferentes, retrata as várias maneiras de morar do brasileiro, dos grandes solares aos barracos das favelas. A mostra permanece até 10 de novembro de 2006.
Algumas dessas moradias são tão precárias que só poderiam existir num clima tropical, como os barracos de tábua e as casas ditas "de sopapo", feitas com bolas de barro aplicados sobre uma armação de bambu ou de galhos de árvore. Outras são "distintas", rebuscadas e existem de verdade ou apenas na imaginação dos artistas.
Mas a casa de cada um também é aqui entendida como o lugar dos sonhos, das esperanças e das emoções. Retratar a casa é também retratar a vida dos que nela vivem.
Em cada casa, a criatividade dos arquitetos e construtores improvisados, que lançam mão dessa criatividade para substituir a técnica que desconhecem. Assim como muitos artistas naïfs, autodidatas, que constroem as suas casas/obras às custas da inventividade e da capacidade de ousar.
-----------------------------------------------------------------------
Saiba mais informações sobre o Museu
Naïf