No Cosme Velho, um espaço dedicado à Cultura e aos Direitos Humanos
Instituto Cultural Austregésilo de Athayde
Por Ana Cristina Tavares
[email protected]
A idéia de criar um Instituto voltado tanto para a preservação da memória do jornalista Austregésilo de Athayde (1898-1993), um dos grandes nomes da cultura nacional do século XX, Embaixador do Brasil na 3ª Assembléia da ONU e redator principal da Declaração Universal dos Direitos Humanos, quanto para incentivar ações culturais e educacionais, foi concretizada em maio deste ano com a fundação do Instituto Cultural Austregésilo de Athayde (ICAA). Em agosto, o Instituto foi aberto com uma exposição de artes plásticas. Na próxima semana, a grande atração será o lançamento do aguardado Cineclube Águas Férreas, com a exibição do documentário "Janelas da Alma" de João Jardim e Walter Carvalho
Localizado no bairro preferido também por imortais como Machado de Assis, Cecília Meirelles, Euclides da Cunha e Alceu Amoroso Lima, o ICAA funciona no mesmo casarão do Cosme Velho onde Austregésilo de Athayde morou com a família de 1942 até o fim de sua vida.
Segundo sua neta, a cantora Clara Sandroni, o que mais motivou o avô a comprar a velha casa de cômodos do início do século passado foi o imenso jardim que a cercava. Uma das árvores que está lá há pelo menos 100 anos é o Oiti em frente à varanda.
"Estes babaçus, provavelmente, todos foram plantados pelo meu avô. Ele era cearense e adorava tudo que fizesse referência ao nordeste, ao Ceará.", acrescenta Clara.
A presidente do Instituto, Laura Sandroni, fala com entusiasmo das atividades que serão promovidas assim que sair o Alvará de funcionamento do casarão, como Centro Cultural. Haverá oficinas de música e de teatro, uma biblioteca de literatura infantil, uma sala dedicada à vida de Austregésilo de Athayde, venda de livros, exposições de artes plásticas, shows de música e a realização de um trabalho sobre Direitos Humanos.
Instituto Cultural Austregésilo de Athayde
Rua Cosme Velho, 599 - Cosme Velho - RJ