250 anos de MOZART,
no Projeto MÚSICA NO MUSEU
Prosseguem os Concertos de Verão de
Música no Museu desta vez dedicados às comemorações dos 250 anos de Mozart, o "Divino Mozart". Nascido em 27 de janeiro de 1756, morreu aos 35 anos, em 1791 mas sua obra se tornou imortal varando séculos e fronteiras. Sinfonias, concertos, música de câmara, óperas, enfim uma vastíssima produção o que faz dele, talvez, o autor mais completo da música clássica.
Em 2006, são celebrados, em todo o mundo, os 250 anos do nascimento do compositor, cuja genialidade nos encanta até os dias de hoje.
Nasceu em um berço musical, sendo o seu pai, Leopold Mozart, mestre de violino e instrumentista da Capela da Corte de Salzburgo. Homem voltado à arte e com grande senso de oportunidade, apresentou Mozart à corte de diversos países, promovendo turnês pelas principais cidades européias.
Mozart não era um revolucionário no sentido político, porém sua arte e espírito rebeldes foram capazes de refletir o clima geral da época em que viveu. A ópera Bodas de Fígaro é um marco de sua vida artística e caracteriza-se justamente pela liberdade, traço marcante de sua personalidade.
Apesar de sua morte prematura, em 5 de dezembro de l791, com apenas 35 anos, Mozart foi capaz de deixar um legado artístico imenso, tanto pelo valor quanto pela quantidade. Suas partituras, empilhadas no museu Mozart de Salzburgo, atingem 3 metros de altura.
O ano Mozart é uma daquelas efemérides tão importantes que nenhum teatro, orquestra, série musical que se preze pode deixar passar em branco. Daí porque,
Música no Museu, que em janeiro homenageou Radamés Gnatalli nos seus 18 concertos não poderia deixar de fazê-lo e já em março teremos 37 concertos no Rio e nas outras cidades onde se desenvolve o projeto tudo em torno de Mozart.
Música no Museu, traz, como mais uma novidade, sua ampliação, agora rumo a Sergipe, na Sala Antonio Carlos Plesch-Biblioteca Epitáfio Dória, em Aracaju e no Museu do Estado, em São Cristóvão, a terceira cidade mais antiga do Brasil. Nestes e em todos os demais museus, um vastíssimo programa de Mozart.
Saudações Musicais,
Sergio da Costa e Silva
Diretor de Música no Museu
Veja programação na integra
MUSEU INTERNACINAL DE ARTE NAÏF
Apresenta
sábado, dia 25/03/2006 às 18:00h
GRAÇA ALAN, violão
Programa: Introdução e variações sobre o tema da Flauta Mágica (Tema de Mozart), de Fernando Sor.
Concerto Gratuito - distribuição de senhas às 17:00h
Saiba mais sobre o Museu Naïf