Rio, 28/09/06
Os caminhos do bom e velho Cosme
Por Alexandre Rese
[email protected]
A paixão por contar histórias e pelo bairro carioca do Cosme Velho está transformando a vida da professora de línguas Angélica Monnerat, que idealizou o projeto
"Conheça a História do Cosme Velho a Pé". Após o término do curso de guia de turismo, Angélica se viu perante seu primeiro grande desafio na nova profissão: unir o interesse pelas histórias do "Rio antigo" com a curiosidade de quem visita as boas e velhas lembranças que os caminhos do bairro registraram ao longo dos anos.
Através de uma parceria com o
Corredor Cultural Cosme Velho (CCCV), o projeto vingou e tem a primeira edição marcada para acontecer às 9 horas da manhã do dia 07 de outubro. O ponto de partida para esta expedição, que promete levar os visitantes a entender as peculiaridades e o charme do Cosme Velho, é a Praça da Rua Pires de Almeida, onde se encontra o primeiro conjunto de edifícios do bairro. Depois, todos embarcam em uma viagem que passará por pontos de valor histórico e cultural, como o Largo do Boticário, a Bica da Rainha, a Estação de Trem do Corcovado e o local onde existia a casa do escritor Machado de Assis, hoje ocupado por um prédio residencial.
O objetivo deste novo trabalho, segundo Angélica, é resgatar a história do Cosme Velho e repassar para as novas gerações o seu valor, além de proporcionar aos moradores uma chance para relembrar os encantos e as histórias através de um novo olhar. Ela também se propõe, a oferecer aos turistas, locais ou estrangeiros, uma programação diferenciada no que diz respeito ao bairro. Ao final, será servido um café no Instituto Cultural Austregésilo de Athayde, importante e ilustre colaborador das letras no Brasil.
Para quem tem interesse em participar da caminhada, as inscrições vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas na Papelaria Mil Dicas, localizada na Rua das Laranjeiras, 462 - Lj 21s. Mas quem não conseguir encaixar a data com a própria agenda, terá uma nova chance no mês de novembro, desta vez num domingo, ainda sem data definida. Angélica adianta também que pretende levar o projeto até as escolas do bairro, e criar um novo roteiro somente para o bairro de Laranjeiras, sua outra paixão.
Mais Informações:
Fones: (21) 2558-4615 ou 9909-6734
E-mail: [email protected]
-----------------------------------------------------------------------
Evento da Agenda do Corredor Cultural do Cosme Velho - CCCV