O Instituto Cultural Austregésilo de Athayde inaugura Exposição
O Instituto Cultural Austregésilo de Athayde - ICAA presidido por Laura Constância Austregésilo de Athayde Sandroni inaugurou ontem, dia 31/08, a exposição "Mais cor é quase impossível", do artista plástico catarinense Tércio da Gama. A exposição está aberta a visitação de 1º a 30 de setembro, de terça a sábado das 14h às 18h a Rua Cosme Velho, 599 - Cosme Velho, Rio de Janeiro.
O ICAA foi fundado no dia 30 de maio do corrente ano e instalado na ampla residência situada no Cosme Velho em que o jornalista morou durante cinqüenta anos. Tem por objetivos estatutários promover, apoiar e incentivar ações nos campos cultural, educacional, social comunitário, e na defesa dos direitos humanos.
Austregésilo de Athayde foi um dos redatores e signatários em 1946, em Paris, como delegado do Brasil, da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1951, foi seu presidente de 1958 a 1995.
No ICAA funcionarão oficinas de música e teatro, uma biblioteca infantil com atividades dirigidas ao ensino e a leitura, exposições de artes plásticas e eventos na área cultural a exemplo de concertos de música de câmara e música popular e seminários sobre problemas brasileiros.
Com esta exposição o ICAA dá início às suas atividades na certeza de prestar um serviço à cultura brasileira e honrar o nome do seu patrono.
A Exposição
"mais cor é quase impossível" de Tércio da Gama
Estivemos presentes na inauguração da Exposição do artista plástico Tércio da Gama no Instituto Cultural Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho - 599. Foi uma grata surpresa, pois sempre que nos deparamos com exposições, nunca sabemos exatamente o que nos espera, pois ao nos confrontarmos com a arte é sempre um contato com o Universo pessoal do artista, o que poderá ou não corresponder as nossas expectativas.
Com Tércio, ao entrarmos no belo salão do I.C.A.A., sentimos de imediato o impacto das cores que pulsam e saltam das paredes como se fossemos inundados pela explosão de matizes de um vulcão que derramou sua lava colorida.
Este artista que reside no sul do país nos transporta de imediato para dentro de suas telas, onde cada detalhe só pode ser assimilado após algumas passadas pelo ambiente, pois a cada momento nos maravilhamos com novos detalhes que se escondem engenhosamente por entre torrentes policrômicas.
Como retratista podemos apreciar suas habilidades em 3 quadros na sala em anexo, onde os retratados tiveram o privilégio da força expressiva do olhar penetrante de suas obras, com exceção de Austregégilo, que certamente estará muito feliz no plano espiritual, os outros são Cícero Sandroni e de um amigo da família. O pintor nos confidenciou que inicia sua pintura pelos olhos por serem a janela da alma.
A presidente do Instituto, Laura Sandroni, com muita propriedade ressaltou a alegria que permeia a obra exposta e que é impossível de não se deixar afetar pelo alto astral dos quadros.
Um capítulo a parte deste nosso tour pela obra, é o encontro com o próprio Tércio e sua esposa, e que após alguns segundos de papo ficou fácil entendermos de onde vem a alegria e entusiasmo, que ele espelha em seus trabalhos.O pintor é pura simpatia, disponibilidade e simplicidade. O casal possui a alegria das mesmas cores envolventes que nos cativou.
Enfim, foi uma noite de experiências sensoriais agradáveis, que nos foi proporcionada por Tércio da Gama, e da simpatia e amabilidade da presidente Laura Sandroni, Cícero Sandroni e seus familiares que prestigiaram o evento, deixando os presentes alegres e plenos de cor interior como os quadros expostos.
-----------------------------------------------------------------------
Evento de agenda do Corredor Cultural do Cosme Velho-CCCV