Laranjeiras, 07/06/07
Nássara em exposição no Pan
Por Erick V. da Cruz
[email protected]
Antônio Gabriel Nássara ou simplesmente Nássara, como ficou conhecido, foi um importante artista do cenário cultural carioca. Filho de libaneses, nasceu no Rio de Janeiro em 1º de novembro de 1910. Criado no Bairro de Vila Isabel, chegou a ser vizinho de Noel Rosa, contra quem disputou e venceu concursos de marchinhas de carnaval. Sua composição mais famosa foi "Ala-la-ô", de 1941, em parceria com Haroldo Lobo.
Esse artista que morou na Rua Belizário Távora em Laranjeiras até a sua morte em 11 de Dezembro de 1996, é considerado o primeiro autor de jingle comercial no Brasil. Foi em 1932, no Programa Case da Rádio Philips, para uma padaria.
A arte de Nássara não se restringiu à música, foi também um importante caricaturista, trabalhando em diversos jornais e periódicos do Rio de Janeiro. Ficou mais conhecido ao trabalhar na Revista "O Cruzeiro", na década de 40. Suas caricaturas marcadas pela simplicidade e concisão do traço fizeram época, elaborando mordazes críticas a figuras de relevo da política brasileira e internacional.
Em 1990, vários artistas das novas gerações fizeram caricaturas dele para uma exposição em sua homenagem, no Museu de Belas Artes (Rio de Janeiro).
Nássara não chegou a ver publicado seu último trabalho, de 1996, com mais de 30 desenhos que ilustravam o livro infantil "Moça perfumosa, rapaz pimpão" de Daniela Chindler. Era o primeiro livro infantil que ilustrava.
Foi amigo e parceiro do chargista Jorge de Salles, outro grande artista do bairro, a quem presenteou com um acervo que, segundo Jorge, gira em torno de 200 desenhos originais.
Uma parte desse acervo poderá ser visto na exposição "Humor no Pan", que fica de 14 de junho e 31 de agosto no Espaço Cultural Trem do Corcovado. Nessa exposição estarão apenas peças que tenham o esporte como tema. Além das obras de Nássara serão mostrados também trabalhos feitos por Jorge de Salles em parceria com a artista plástica Marcia Limani.
Exposição "Humor no Pan"
De 14 de junho e 31 de agosto
Horario: de 9 as 19h
Local: Espaço Cultural Trem do Corcovado
Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho / RJ
Entrada Franca