Laranjeiras, 18/07/07
Sérgio Caddah no FotoRio 2007
Exposição integra fotografia e design
Unir design e fotografia. Essa é a proposta da nova exposição do fotógrafo Sérgio Caddah que fica até o dia 28 de julho, na Via Manzoni, espaço de Gustavo Ribeiro. Através do olhar individual os dois jovens "viajaram" pelas ruas do Rio de Janeiro e de Tiradentes-MG com objetivo de capturar a translucidez do instante de criação. O resultado dessa criativa mistura, nascida nos bastidores de um trabalho para a Casa Vogue, aparece na exposição "
TRANS.lú.ci.do", que faz parte do
FotoRio 2007 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.
Por trás da releitura translúcida dos objetos de designers, como Philippe Starck, Marc Newson, Stefano Giovannoni, Patrícia Urquiola, Gino Colombini e Bianca Barbato é possível vislumbrar passo a passo o domínio técnico e a alma do artista numa releitura fotográfica incendiária.
-
TRANS.lú.ci.do expõe a busca do diálogo entre as formas e volumes dos objetos, nomenclaturas e metáforas. Transpor a fusão desses mundos no instantâneo da fotografia poética e assim fugir do olhar concreto, criando e recriando personagens ali já existentes. Seguimos o estilo próprio de Philippe Starck: "a liberdade de fazer o que quer, quando quer e com quem quer" - diz o fotógrafo Sérgio Caddah.
Entre as obras expostas tem o ensaio do porta guarda-chuva de Gino Colombini (Kartell) com uma mensagem subliminar sobre o despertar de uma nova consciência para o consumo de água no mundo. Trata-se de uma linha evolutiva do domínio da água na metáfora do objeto e sua utilidade.
Outro ensaio que se destaca é o da mais clássica das cadeiras, a "Louis Ghost", de Philippe Starck (Kartell) em clima "fantasmagórico" no barroco da cidade mineira de Tiradentes - unindo natureza, arquitetura e sua gente. Uma produção fotográfica conceitualmente provocante.
O FOTÓGRAFO
Sérgio Caddah atua na fotografia de moda, publicitária e editorial como colaborador assíduo no Rio de Janeiro da Vogue Brasil, RG Vogue, Vogue Jóias, Casa Vogue, H. Stern Vogue, O Globo, Grupo Abril, entre outros, mesclando fotografia comercial com linguagens poéticas e sociais. Como voluntário da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, desenvolve, desde 2001, projetos fotográficos e atividades lúdicas, valorizando a fotografia como documento e bem social.
Entre as premiações, exposições e participações destacam-se: a conquista da Menção Honrosa com a fotografia
"Olhar de Noel" (www.caccst.org.br) no famoso
Concurso Internacional de Fotografia Nikon (NPCI 2002/2003) e
Unesco , no Japão e a premiação no
LUCKY STRIKE Lab , em 2002,
no Rio de Janeiro; exposições no SESC RIO e Foto Rio 2005 (
Fogografia - um ensaio sobre o flamenco e seus gestos ), no Foto Rio 2003 (
"Olhares Inocentes" na Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa), na coletiva
"Piauí, Terra Querida" , em 2003, na
Embaixada de Portugal ,
em Brasília; e sua primeira exposição:
"Um olhar fotográfico agora aberto a novos Olhares" no IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Tiradentes-MG, em 2001; além de participar de outros eventos da fotografia brasileira contemporânea.
TRANS.lú.ci.do
Fotos de Sérgio Caddah
Produção: Aline Garcia / Curadoria: Gustavo Ribeiro
Local: Via Manzoni - Rua Barão de Jaguaripe, 37 - Ipanema - (21) 2267 7050
www.viamanzoni.com.br / www.fotorio.fot.br
PERÍODO: até o dia 28 de julho de 2007 - de segunda à sexta, das 10 às 20h aos sábados, das 10 às 15h