Cultura nas Laranjeiras
"TREM DO CORCOVADO: 120 Anos de História"
de Sávio Neves
Este livro resgata a história deste importante equipa- mento turístico carioca, cuja história se confunde com a própria história de urbani- zação da Cidade do Rio de Janeiro, tendo sido inaugurado por D. Pedro II, como primeira ferrovia nacional com fins exclusivamente turísticos, em 1884. Já no início do Seculo XX, com a chegada da energia elétrica no então Distrito Federal, tornou-se a primeira ferrovia eletrificada do Brasil.
O Trem do Corcovado já transportou mais de 40 milhões de turistas de todas partes do mundo, recebendo Reis, rainhas, Chefes de Estado e de Governos, Sheiks, Sultões, Chefes de Igrejas, enfim, muitas personalidades, entre as quais se destacam o Papa João Paulo II, Princesa Diane e Santos Dumont, o Pai da Aviação.
No livro é reproduzida uma carta de Santos Dumont, de próprio punho, comentando com um amigo sobre o Trem do Corcovado e o Hotel das Paineiras, também referido no livro.
A construção do Monumento ao Cristo Redentor, quase 50 anos depois da inauguração da ferrovia, cujas peças e material da obra subiram pelos trilhos desta ferrovia, mereceu um capítulo especial, porque marcou definitivamente o Corcovado, como principal ponto turítico e o mais visitado no Brasil.
A narrativa vem até os dias de hoje, com a apresentação das melhorias realizadas no cartão postal, agora com escadas rolantes e elevadores.
Lançado no dia 10/10/05, na livraria Travessa