O GLOBO -
Zona Sul,
01 de junho de 2006
Em busca de respeito ao meio ambiente
Projeto Água em Unidade de Conservação trabalha educação ecológica com jovens do Cosme Velho
Por André Miranda
[email protected]
Tem o aspecto pedagógico: reunir fora do horário de aula jovens em busca de aprendizado. Tem o aspecto social: reunir fora do horário de aulas jovens de diferentes classes sociais em busca de aprendizado. E tem o aspecto ambiental: reunir fora do horário de aula jovens de diferentes classes sociais em busca de aprendizado sobre conservação do Parque Nacional da Tijuca.
Esta é a proposta do Água em Unidade de Conservação, uma iniciativa do Instituto Terrazul e do parque, com patrocínio da Petrobrás. Agora, o projeto chega ao Cosme Velho, com a formação de um núcleo de educação ambiental, no qual 16 adolescentes de 12 a 17 anos (entre alunos das escolas do entorno e moradores das favelas do bairro) se encontram três vezes por semana no Colégio Sion, participam de oficinas e preparam um vídeo.
- Eles aprendem na prática como conservar o parque e esperamos que transmitam esse conhecimento para parentes e comunidades - diz Camila Carnevale, coordenadora do núcleo.
Marcos Lacerda, coordenador do projeto, lembra que a proposta é ainda maior.
- O núcleo é apenas uma atividade do projeto, que envolve reflorestamento e monitoramento dos recursos hídricos do parque.
Foto:
William de Moura
-----------------------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o Projeto...