O GLOBO -
Zona Sul - 02 de fevereiro de 2006
Chope em dobro lota bares às terças-feiras
Por William Helal Filho
[email protected]
A calçada em frente ao Varandas, em Laranjeiras, fica lotada nas noites de terça-feira. Motivo: chope de graça. Este dia da semana, tradicionalmente morno em matéria de boemia, ganhou uma turbinada com uma promoção que abrange diversos bares e restaurantes da Zona Sul. Quem compra uma tulipa, bebe outra grátis.
- Venho toda terça-feira, o bar está sempre lotado, desde que começou a promoção, em novembro - conta Tatiana Siqueira, freqüentadora do Varandas.
Belcrepes, em Copacabana, Canela Fina, no Leblon, Bofetada, em Ipanema, e Iaiá Garcia, no Flamengo, são outros exemplos de balcões onde o chope jorra em dobro do barril. Só que convém não desperdiçar uma terça-feira sequer. Bares que já tiveram a oferta deixaram de fazer parte do grupo. É o caso do Aurora, em Botafogo, onde uma multidão batia ponto toda terça-feira e muita gente acha que o tumulto levou o dono do lugar a desistir da promoção.
Na Belcrepes, a creperia da rede Belmonte, a terça-feira, antes pacata, ganhou filas. O aposentado Aldizio Campos e sua mulher, Arlete, são assíduos. E não apenas na terça-feira. A diferença é a dose de álcool que vai ao sangue. O casal bebe sete chopes numa noite normal. Quando tem promoção, entorna até dez tulipas
- E não tem problema passar da conta porque moro perto, só preciso atravessar a rua - brinca Aldizio.
Toda terça-feira, o estudante Breno Nogueira, de 25 anos, e seus amigos saem à cata de chope barato. Na semana passada, acabaram no Belcrepes. Com a tulipa dobrada, bebem bem mais do que de costume.
- Aqui a galera é que nem cobra de botequim: conservada em álcool - compara o também estudante Felpe Gaia, de 23 anos.
- Essa terça de chope barato é ótima - diz o estudante Tiago Guedes, de 21 anos. - Simplesmente porque posso beber mais. E ponto final.
Maratona promete agitar a tarde de sábado no Leblon
Quem não se contentar com a promoção pode participar, neste sábado, de uma maratona apropriada para os fãs de um chopinho. Com concentração a partir de meio-dia no Conversa Fiada do Leblon, a primeira edição da Baratona vai envolver 21 bares do bairro num circuito de alto teor alcoólico: os participantes terão que beber dois chopes em cada bar, contabilizando 42 copos ao fim da corrida, às 17h30m, no Clipper. O prêmio será o que sobrar do dinheiro das inscrições, que custam R$ 105 por beberrão.