O Globo - Zona Sul - 02/08/2007
Obras antes que o pior aconteça
Para evitar deslizamentos, prefeitura fará contenção na encosta da Pinheiro Machado, em Laranjeiras
Por Gabriel Mascarenhas
[email protected]
A prefeitura garante: não há risco de deslizamento iminente. Ainda assim, se apressa para abrir licitação e selecionar a empresa que fará as obras de contenção do rochedo que margeia a Rua Pinheiro Machado, próximo à Universidade Santa Úrsula, em Laranjeiras.
A medida, segundo a Geo-Rio, é preventiva. Porém, o órgão admite ser impossível calcular em quanto tempo o paredão se tornará uma ameaça às mais de 300 mil pessoas que passam pelo local, a pé ou de carro, diariamente.
- É uma área delicada. A via foi aberta no meio da rocha, à dinamite, na década de 20. O crescimento das raízes dos arbustos na encosta pode soltar placas e provocar deslizamentos - explica o geólogo da Geo-Rio Élcio Ribeiro.
O edital da concorrência será publicado em 14 de agosto. Orçada em R$ 2,7 milhões, a obra começa em setembro e não vai interromper o trânsito da Pinheiro Machado, mas só termina no fim de 2008.
A estudante Joana Rosa, de 20 anos, assustou-se ao saber que a encosta necessita de reparos.
- Sempre passo por aqui e nunca imaginei isso. Vou ficar mais atenta - conta.
Em nota a Geo-Rio informa: "Levantamentos topográficos e geológicos da superfície do maciço detectaram diversos pontos de risco que devem ser eliminados. Foi constatado que chumbadores instalados há 30 anos estão corroídos, necessitando de sustituição".
-----------------------------------------------------------------------
Fotos de Maria Elisa Franco