O Globo - Rio - Quinta-feira, 5 de julho de 2007
Campanha para eleger o Cristo uma das sete maravilhas termina sexta
Por novos números de telefone, é possível votar
quantas vezes se quiser
Maria Elisa Alves
Ainda dá tempo de ajudar o Cristo Redentor a ser eleito uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, mas é preciso correr: a votação termina amanhã às 20h. Para garantir um lugar no pódio ao lado do Coliseu, na Itália, o Taj Mahal, na Índia, e a Torre Eiffel, na França, candidatos que praticamente já conquistaram uma vaga, os brasileiros podem até apelar para uma pequena artimanha. Desde a semana passada, estão funcionando dois números de telefone para os quais se pode ligar quantas vezes quiser. A cada ligação, um voto é computado para o Cristo. Nos outros sistemas (voto pela Internet e pelo celular), cada pessoa pode selecionar o monumento apenas uma vez.
- Desde que começamos a operar estes telefones, eles têm recebido em média 350 mil votos por dia. Pelas mensagens de texto de celular, são 60 mil votos diários, para cada operadora - contabiliza Jorge Nasser, diretor de marketing da Bradesco Seguros e Previdência, uma das maiores iniciativas da campanha.
Nasser calcula que ainda sejam necessários 3 milhões de votos para garantir que o Cristo faça parte das sete novas maravilhas do mundo. No último ranking divulgado pela 7wonders, entidade suíça organizadora do concurso, o monumento do Rio estava entre os dez primeiros.
Rio está reagindo nos últimos dias de votação
Agora, o site oficial do concurso não mostra mais o ranking, mas Nasser diz que, na última segunda-feira, os organizadores entraram em contato e disseram estar impressionados com a reação do Rio:
- Eles deram a entender que o Rio tem recebido muito mais votos na última semana. Mas não podemos entrar no clima de "já ganhou". Temos todos que ligar, várias vezes - apela Nasser.
Segundo ele, se o Rio for eleito, a cidade será beneficiada com maior aporte de turistas:
- O concurso vai dar muita visibilidade aos destinos que tiverem vencedores.
Paulo conta que para conseguir votos para o Cristo houve até campanhas além-mar. Ele acaba de voltar de Portugal, onde um caminhão, com a imagem do alto do Corcovado, percorreu ruas de Lisboa, tocando marchinhas carnavalescas. Em um shopping da cidade, foram instalados terminais, onde os portugueses, que não tem candidato entre os 21 monumentos, puderam votar no Cristo.
- Acho que conseguimos uns 10 mil votos, em Lisboa. O interesse dos portugueses pelo Brasil é enorme. Como eles não têm candidato próprio, estão fazendo concurso interno para escolher as maiores maravilhas do país - contou Senise.
O resultado do concurso será divulgado no sábado, dia 7, às 19h, em cerimônia no Estado da Luz, em Lisboa.
Entre os candidatos, Machu Picchu e Taj Mahal
Há 21 finalistas, mas em abril, as prâmides de Gizé, as únicas maravilhas do mundo antigo que ainda existem, foram consideradas hours concours. Além do Cristo, concorrem a Torre Eiffel, na França; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; o Taj Mahal, na Índia; a Muralha da China; a Acrópole, na Grécia; o Coliseu, na Itália; as estátuas da Ilha de Páscoa, no Chile, a Sidney Opera House, na Austrália, o castelo de Alhambra, na Espanha; Stonehenge, a Escócia, Machu Picchu, no Peru, entre outros.
Veja como votar
POR TELEFONE: Quem estiver no Rio deve ligar, quantas vezes desejar, para o número 3303-0707. Quem está em São Paulo deve telefonar para 3155-1507, também quantas vezes quiser. Cada ligação computa um voto para o Cristo. O custo é de uma ligação local.
OUTROS ESTADOS: Pessoas de outros estados também podem participar. Basta fazer um DDD para o Rio de Janeiro: 0 + operadora + 21 + 3303-0707 ou para São Paulo: 0 + operadora + 11 + 3153-1507
PELA INTERNET: Pela Internet, basta acessar o site
www.votecristo.com.br. A desvantagem é que só se pode votar uma vez.
POR CELULAR: Basta enviar uma mensagem de texto, totalmente gratuita, com a palavra "Cristo"para o número 49216, pelas operadoras Vivo, Claro, Oi, Tim, Brasil Telecom GSM, Sercomtel e CTBC. A votação por mensagem de texto, é limitada a um voto por cada número e celular.