O Globo - Zona Sul |
Rio, 07 de setembro de 2006
Em busca de um bairro mais humano
Associação de Moradores do Cosme Velho propõe à prefeitura mudanças urbanísticas para a região
Por Paula Dias
[email protected]
Valorizar a história do Cosme Velho, estimular a visitação de turistas e maximizar a geração de trabalho e renda na região. Esses são os principais objetivos do projeto "Corredor Cultural do Cosme Velho", criado pela associação de moradores para melhorar a qualidade de vida no bairro. Além da valorização de pontos culturais, agora os moradores planejam intervenções urbanísticas para o local, entre elas, a revitalização da Praça São Judas Tadeu, e a transformação do terminal de ônibus do Cosme Velho num centro comercial.
A idéia, segundo Alceu Nobre, presidente da associação, é preparar a região para a chegada dos jogos Pan-Americanos de 2007.
– O bairro já possui um grande potencial turístico por causa do Corcovado. Então, nada mais justo do que valorizar agora outros pontos. Para isso é necessário preparar a região para o aumento do fluxo de turistas, sem prejudicar os moradores - explica Alceu.
Além da revitalização da Bica da Rainha, do Museu Internacional de Arte Naïf e da Casa de Austregésilo de Athayde, o projeto prevê ainda a criação de uma praça rotatória sob o Viaduto José de Alencar e a integração dos largos do Boticário e Professor Silva Melo, valorizando a Casa dos Abacaxis.
– A idéia é estimular outras associações de moradores a elaborarem projetos para melhorar, pouco a pouco, seus próprios bairros - diz Azevedo.
-----------------------------------------------------------------------
CONHEÇA O PROJETO
Praça I: Criação de uma praça em formato de rotatória sob o Viaduto José de Alencar (Rebouças) para reorganizar o tráfego. O local teria ainda um centro de apoio ao turista.
Túnel: Criação de uma proteção acústica sobre o Viaduto José de Alencar.
Integração: Ligação dos largos do Boticário e Professor Silva Melo, valorizando a Casa dos Abacaxis e consolidando a área como local de lazer e turismo.
Centro Comercial: Transformação do atual terminal de ônibus do bairro num centro comercial.
Praça II: Revitalização da Praça São Judas Tadeu e do seu entorno.
Cultura: Valorização da Bica da Rainha, do Museu de Arte Naïf e da Casa de Austregésilo de Athayde.
-----------------------------------------------------------------------
Foto Letícia Pontual: Rodrigo Azevedo entre Alceu Nobre e Denise Braune, da associação de moradores: mudanças à vista.
Saiba mais sobre o
Corredor Cultural Cosme Velho-CCCV