O Globo - 8 de fevereiro de 2007
Samba para exaltar o Cristo
Festa recepciona suíço fundador do concurso mundial
No símbolo máximo da cidade, o Corcovado, foi lançada ontem a campanha "Vote no Cristo. Ele é uma maravilha". O objetivo é lembrar que o monumento concorre, com outros 20 finalistas em todo o planeta, ao concurso que escolherá as novas sete maravilhas do mundo, promovido pela fundação suíça New Seven Wonders. O evento ontem reuniu o fundador da premiação, Bernard Weber, o cardeal-arcebispo do Rio, dom Eusébio Scheid, o mascote do Pan Cauê, o jogador de futebol Jairzinho (embaixador da candidatura carioca) e, para variar, acabou em samba: integrantes da Grande Rio animaram a festa. Apesarde declarar que todos os finalistas têm chances de figurar entre as sete maravilhas, o suíço não resistiu à acolhida carioca e caiu no samba.
– Esta escolha das sete novas maravilhas do mundo celebra a união de povos. Além disso, sete é um número fácil de guardar e faz referência às antigas sete maravilhas do mundo, das quais só resta uma, as Pirâmidesdo Egito. Os brasileiros são alegres e comunicativos, e isso pode ajudar – disse Weber.
Faltam 149 dias para terminar a eleição. Os votos podem ser feitos gratuitamente pela Internet no site <
www.corcovado.com.br> e também na página <
www.new7wonders.com>. Segundo o secretário-executivo da campanha do Cristo Redentor, Sávio Neves, o Rio está com menos de um milhão de votos, dos dez milhões necessários. Por isso, o monumento carioca está em 13º lugar na lista dos 21 finalistas. A estratégia, agora, é intensificar a propaganda para que os brasileiros participem mais do concurso.
– O Cristo Redentor é uma forte imagem do Brasil no exterior e tem tudo para conseguir o reconhecimento de ser uma das sete novas maravilhas do mundo. A partir de agora, a campanha vai pegar – disse Sávio.
Para Paulo Senise, diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, a eleição é uma oportunidade única para incrementar o turismo na cidade.