08/07/2011
Tem circo na praça
São Salvador recebe o Encontro de Malabares e Circo do Rio de Janeiro, General Glicério tem oficina para crianças e Largo do Machado é palco de comédia circense
Por Flávia Ribeiro
As praças de Laranjeiras estão virando picadeiros. Toda segunda-feira, das 18h às 22h, artistas circenses se encontram na São Salvador para trocar experiências e treinar sua arte, sejam eles malabaristas, equilibristas ou acrobatas, no Encontro de Malabares e Circo do Rio de Janeiro. E uma vez por mês oferecem ao público uma verdadeira apresentação de circo - a próxima será na segunda, dia 8 de agosto, as 20h - com direito a monociclos e malabarismo com bastões em chama e outros com bastões iluminados, num belo espetáculo de luzes e cores.
No Largo do Machado haverá apresentações da comédia teatral circense
O Príncipe da Maçonaria de sexta a domingo, dias 15, 16 e 17 de julho, sempre às 19h. Criação coletiva dos integrantes do Grupo Off-Sina, que tem mais de 20 anos de bagagem, e do Circo Tropical, a peça, ao ar livre, conta histórias da tradição oral com recursos do circo - os atores, por exemplo, são palhaços. Nela, um homem diz à mulher que estava na maçonaria, quando na verdade passou três dias da farra. Mas se vê em maus lençóis quando o sogro, maçom, vem visitar.
Em outra praça do bairro, a General Glicério, o espetáculo acontece todo segundo sábado do mês, com a Oficina de Circo do argentino Martin Torchiana, 35 anos, há dez no Brasil. Dia 13 de agosto tem oficina, oferecida às crianças das 10h às 12h. Depois, até as 14h, há show com um malabarista.
"Quando tem espetáculo na São Salvador, a praça para. Junta muita gente para ver. Na General Glicério, a ideia é ensinar às crianças e oferecer um show legal", conta Martin, que também monta uma barraca de vendas de artigos circenses todo domingo na São Salvador e nos dias de oficina na General Glicério. Nela, vende bolas, bastões, pernas de pau e chapéus, narizes e sapatos de palhaço, entre outros produtos - que também podem ser encomendados no site
www.elo7.com.br/martinmalabares/.
O sucesso só tem aumentado. "Temos sentido que está havendo um resgate do espírito circense, o de rua mesmo, com clima de feira. É muito legal quando uma bolinha cai no chão, uma criança pega e devolve já brincando, começa a aprender ali a linguagem do circo é universal", diz Martin, que também faz apresentações em festas infantis e de adulto - seus barmen são uma atração: montam drinques enquanto fazem malabarismos.
Serviço:
Encontro de Malabares e Circo do Rio de Janeiro
Onde: Praça São Salvador
Quando: Toda segunda-feira, das 18h às 22h
Maiores informações:
http://encontrosemanaldemalabaresecirco.blogspot.com/
Oficina de Circo do Martin
Onde: Praça General Glicério
Quando: No segundo sábado de cada mês
Maiores informações:
http://circo-do-martin.blogspot.com/
O Príncipe da Maçonaria, com grupo Off-Sina e Circo Tropical
Direção: João Batista
Elenco: Lilian Moraes, Richard Riguetti, Marcelo Campos, Tânia Campos e Marcelo Campos Jr.
Onde: Largo do Machado
Quando: 15, 16 e 17 de julho, às 19h
Recomendação de faixa etária: Para maiores de 14 anos
Maiores informações sobre o Off-Sina:
http://www.offsina.com.br/