O GLOBO -
Zona Sul,
11 de maio de 2006
No Dona Marta, creche tem obra liberada
Construção ficou parada quase um ano, mas liminar que impedia projeto foi derrubada pela justiça
Por Paula Santos Dias
[email protected]
Após um ano de embargo, as obras da creche do morro Dona Marta, em Botafogo, foram liberadas. Desembargadores da 15 Câmara Cível do Tribunal de Justiça cassaram, por unanimidade, a liminar que impedia a continuidade do projeto, com capacidade para 120 crianças de até 4 anos. A obra, que faz parte do programa estadual de urbanização da favela, fora interrompida em maio do ano passado a pedido do Ministério Público, quando moradores de Laranjeiras puseram em xeque a segurança do empreendimento. Segundo eles, o prédio, no topo do morro, está em área de proteção ambiental, com riscos de deslizamentos.
- Queremos visitar o projeto e conversar com os líderes do Dona Marta para chegarmos a um acordo. Não somos desfavoráveis à obra, mas recebemos denúncias de que a favela está descendo pela encosta em direção à Laranjeiras - diz Paulo Marraio, presidente da Associação de Moradores do bairro.
Em maio de 2005, a Procuradoria Geral do Estado entrou com recurso para reverter o embargo. Com a decisão publicada em Diário Oficial, a previsão é de que a creche fique pronta até agosto.
- O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores. Construímos o edifício numa pedreira para que a vegetação fosse respeitada. Além de se tornar um ponto natural de vigilância, o prédio funciona como eco-limite - afirma o vice-governador, Luiz Paulo Conde.
-----------------------------------------------------------------------
Foto de Arquivo/Marizilda Cruppe: O esqueleto do prédio, com vista para Laranjeiras, deve ser terminado até o fim de agosto.