12/08/2011
Tai Chi Chuan na São Salvador completa 10 anos
Aulas gratuitas acontecem toda segunda, quarta e sexta-feira pela manhã
Por Helena Rosa
Em setembro de 2001, o professor Cláudio Araújo estava decidido a criar um projeto que melhorasse a qualidade de vida das pessoas através da prática de atividades físicas. Na época, ao passar pela Praça São Salvador, teve certeza de que ali seria o lugar perfeito para colocar sua ideia em prática. Assim começaram as aulas de Tai Chi Chuan na praça. No início, Cláudio contou com o apoio de um projeto da prefeitura, o
Tai Chi Chuan nas praças , que não existe mais. Atualmente, não há patrocinador. Mas as aulas permanecem gratuitas e acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h. "Começamos com pouquíssimos alunos, mas com o tempo o número aumentou bastante, o projeto foi ficando conhecido. A grande maioria aqui é da terceira idade", conta Cláudio, que adotou o uso de leques nas aulas, tornado-as muito bonitas de se ver.
A prática do Tai Chi Chuan pode trazer diversos benefícios para a saúde, como a melhora no equilíbrio, na postura e na flexibilidade, além de fortalecer os músculos e contribuir para a diminuição da pressão cardíaca. Mas a maior vantagem, segundo professor e alunos, é o momento de integração e de convívio entre eles. "Frequento as aulas desde o início do projeto, adoro. Está me ajudando muito, principalmente pelo convívio com as pessoas, que viraram uma família. E o professor é maravilhoso", diz a aposentada Olga Ruppi, uma das primeiras a aderir à prática do Tai Chi na São Salvador. O grupo está planejando uma comemoração para os 10 anos de aulas, em setembro. A ideia é se reunir em um restaurante, para mais um aguardado momento de integração.