O Globo - Zona Sul, 14 de maio de 2009
Hospital cardíaco precisa de doadores
Número de voluntários para doar sangue caiu 20% desde janeiro. Hemonúcleo é o único da Zona Sul.
Duilo Victor
[email protected]
Representantes do Instituto de Cardiologia (INC) - Rua das Laranjeiras 374 - fazem apelo para que moradores da Zona Sul compareçam ao hemonúcleo do hospital para doar sangue. A unidade é a única da região apta a cadastrar os voluntários, realizar a coleta e separar os componentes do sangue.
- Muitos vizinhos da Zona Sul ainda desconhecem que o INC pode receber doadores de sangue e procuram outros hemocentros - diz chefe do hemonúcleo do instituto, Iva Pestana.
Atualmente, a doação mensal no hemonúcleo do INC se restringe a 200 bolsas de sangue, enquanto o ideal seria o dobro. Desde o início do ano, houve queda de 20% no número de doadores. O hospital é referência em cirurgias cardíacas e, para um transplante de coração, são necessárias até 20 bolsas de sangue. Uma operação deste porte no INC não é marcada sem que antes seja garantido o estoque do tecido. No ano passado, o instituto realizou 1.213 operações cardíacas.
O hemonúcleo recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. Todos os candidatos são submetidos à avaliação por um profissional médico ou de enfermagem, para assegurar ao receptor o menor risco possível de contaminação. Todo sangue coletado passa por exames no laboratório do Hemorio. Em média, cada bolsa contém 450 mililitros.
Para doar, é preciso levar documento de identificação com foto, ter entre 18 e 65 anos; peso mínimo de 50 quilos; ter descansado no mínimo seis horas nas últimas 24horas; não estar gripado ou com febre; não estar grávida ou amamentando; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas seis horas.
-----------------------------------------------------------------------
Legenda da foto: As doações ocorrem das 8h às 14h, de segunda as sexta-feira.
Foto de Felipe Hanower